terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Doação para Moçambique

Você sabia que o governo brasileiro vai doar R$ 13.600.000,00 para a República de Moçambique, com vistas ao custeio da "primeira fase de instalação de uma fábrica de antirretrovirais e outros medicamentos", recursos esses oriundos de "dotações orçamentárias consignadas ao Ministério da Saúde no orçamento geral da União"? Isto é o que está previsto na Lei n. 12.117, de 14.15.2009, em vigor desde hoje.
Moçambique se situa na costa oriental sul da África, às margens do Oceano Índico. Foi colônia ultramarina de Portugal até 1975, quando se tornou independente. Portanto, é um dos poucos países do mundo que falam português. A estimativa populacional em 2007 era de mais de 20 milhões de habitantes e os indicadores socioeconômicos são baixos, muito baixos. Moçambique é um país extremamente pobre, que sofre até hoje as consequências de um fenômeno muito comum no continente africano: guerra civil. Lá, a guerra durou de 1976 a 1992. As minas terrestres continuam ativas até hoje, fazendo vítimas.
Com baixa industrialização e potencial turístico amplo, porém insuficiente para as necessidades nacionais, Moçambique precisa contar com a solidariedade externa para se manter e, dentre outros problemas, vencer os inclementes desafios na área da saúde. E a solidariedade brasileira vai chegar, mediante a lei acima, que representa uma iniciativa do governo federal, com a chancela do Congresso Nacional.
O povo brasileiro, cantado e decantado como bom e solidário, pode reclamar. Há muita gente que afirma ser inadmissível o governo mandar dinheiro para fora, quando ainda estamos longe de resolver necessidades elementares do povo brasileiro.
Minha opinião sempre é que dinheiro existe. Se ele não escoasse sempre pelo sumidouro insaciável da corrupção, ficaríamos todos impressionados com a quantidade de coisas que aconteceriam.

2 comentários:

Ana Miranda disse...

Essa é a mais pura realidade: dinheiro existe, mas os corruptos conseguem fazê-lo sumir sem deixar rastros.
Sem a corrupção diminuiríamos, e muito, a violência que assola esse nosso sofrido país. (ou seja nós, o povo sofredor)
Qto a mandar dinheiro para Moçambique, não é que eu seja contra, mas nós tbm vivemos em constante guerra por esse Brasil afora, não seria mais importante resolvermos nossos problemas primeiro?
Não estou sendo egoísta, mas acho que estamos beirando o caos urbano...

Yúdice Andrade disse...

Penso que a solidariedade internacional é importante. Graças a ela, povos tiveram uma chance de reconstruir as suas nações, após décadas de dominação. Pode não haver outra alternativa. Quanto ao atendimento às necessidades dos brasileiros, vale o que disse antes: dinheiro tem...