domingo, 27 de dezembro de 2009

Explicação dada

Entrou? Entrou! Então, aproveitando este momento raro em que tenho acesso ao Blogger, vamos lá.
O caríssimo Carlos Barretto, sempre antenado com essas coisas de tecnologia, forneceu-me uma explicação para os apagões que temos sofrido diariamente no Blogger:

Tenho quase 100% de certeza, de que o problema é com o Oi/Velox. Enfrentei o problema por aqui por cerca de 8 h ainda na quinta-feira. Como conseguia acessar o blog pelo celular, comecei a desconfiar de algum problema com o VeloX. Foi então que liguei para o Antonio "asf@web" Fonseca (meu cunhado), que orientou que trocasse os IPs referentes aos DNSs primários e secundários fornecidos pelo Velox. Isto não é nada simples. Há necessidade de acessar alguma opção de configuração de rede em seu computador, deixá-lo com IP Fixo na rede e adicionar os IPs de DNS do Google que são:
Primário: 8.8.8.8
Secundário: 8.8.4.4
Quando fiz isso, o blogger como mágica voltou a funcionar normalmente. No notebook, onde ficaram as configurações de DNS do Velox, nadica de blogger.
Juro pra vc que não sei mais como se faz isso no Windows.
Mas de qualquer maneira, é bom aguardar um pouco que talvez o problema se resolva.
De qualquer maneira, esta é a informação básica que alguém com conhecimentos de Windows poderia ajudá-lo.


Como a explicação acima está escrita num idioma mais obscuro que a língua dos anões da Terra Média, li para a minha consultora especial e particular e ela me recomendou que não mexesse no IP, pois torná-lo fixo me deixaria mais vulnerável a ataques, a menos que junto com a mudança fosse adotada alguma estratégia de segurança, mas somente um especialista poderia esclarecer quanto a isso.
Por conseguinte, mesmo já ciente das causas do problemas, continuo à espera de um milagre. Alguém podia jogar uma bomba na Oi/Velox?

4 comentários:

Carlos Barretto  disse...

Yúdice
O IP fixo realmente aumenta sua vulnerabilidade. Contudo, o IP que estamos falando, é aquele que identifica sua máquina ao Roteador/Modem do Velox. O modem, continuará com IP dinâmico fornecido pelo Velox. Até mesmo por que não poderia ser diferente. Quanto a vulnerabilidade, mesmo com IP atribuído pelo roteador, numa configuração que chamamos de DHCP, há que se ter sempre um firewall instalado e operando. Principalmente quando se ADORA o windows.
Hehe

Abs

Yúdice Andrade disse...

Grato pelas informações adicionais e, sobretudo, pela ajuda que me permitiu blogar um pouco esta noite. Mas o problema realmente não está resolvido.

Marina Moreira disse...

Caro professor,

a única bomba que disponho para jogar na Oi/Velox está na forma de representação contra tal empresa, movida através do MPF.

http://www.abusar.org.br/repres_mpf_para.html Eis o link de onde vi isto. Vou me informar melhor, mas digo de antemão que assim tiver certeza do que estou fazendo, a tendência é eu aderir.

No mais, um ano novo cheio de realizações, professor.

Yúdice Andrade disse...

Marina, minha querida, você é uma menina de bem. Mas eu estava pensando num outro tipo de bomba. Um tipo mais literal, digamos assim. O que não exime a existência da ação judicial, é claro.