segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Para animar


Imagino que qualquer pai gostaria de constatar que seus filhos têm um bom coração. Há dois dias, eu e Polyana constatamos que nossa filha possui um coração generoso e solidário. Talvez um pouco sensível demais.

Ela assistia com a mãe àquele delicioso DVD com uma coletânea de filmes em curtametragem da Pixar a Pixar é muito superior à Disney, não acha? Mas não adianta, porque esta comprou aquela.



















Tudo transcorria bem até que começou a passar o curta Coisas de pássaros (For the birds, 2001). A nosso ver apenas engraçado, possui uma sequência em que os passarinhos preconceituosos, que ridicularizam e rejeitam o pássaro maior e diferente, aproveitam-se de que ele fica dependurado no fio elétrico para bicar-lhe os pés impiedosamente, a fim de derrubá-lo. Nesse instante, Júlia gritou "Deeeeeeeeeeeeus!!!!!!" (que na linguagem das júlias significa "Deus!", "meu Deus!" ou "ai, meu Deus!") e começou a chorar. Foi preciso um pouco de conversa para que ela se acalmasse.



Aí começou a passar O carro novo de Mike (Mike's new car, 2002, com os protagonistas de Monstros S/A) e neste, a certa altura, o personagem-título cai sobre o motor do veículo, em funcionamento, e começa a gritar desesparadamente. Júlia pôs a mão na boca e gritou de novo: "Deeeeeeeeeus!!!!!!" E mais choro.


Mas o tempo fechou de vez em O ataque de Zezé (Jack-Jack attack, 2005), o caçula da família Incrível. Na cena em que Zezé entra em combustão espontânea, Júlia apontou para a TV gritando "Bebê! Bebê!" E tome choro!


O jeito foi parar o DVD e distraí-la com outros atrativos. Júlia tem acesso restrito a TV e o tempo que passa vendo seus DVD, todos selecionados a dedo o que exclui Xuxa em qualquer uma de suas formas , não pode tornar-se um momento de angústias morais! Os curtas da Pixar ficarão guardados para um outro momento.

Mas cá entre nós, que filminhos violentos esses que fazem para as crianças, hein?

PS  Eu adoro.
.

4 comentários:

Ana Miranda disse...

Vc deveria ter gravado a cena e ter colocado aqui para que pudéssemo ver...
A minha fase de desenhos já passou. Ufa...ainda bem!!!

Anônimo disse...

Excelente opção para essa faixa etária é a série de DVDs Barney & Seus Amigos. Segue o link: http://www.discoverykidsbrasil.com/personagens/barney/

Forte abraço!

Adelino Neto

Yúdice Andrade disse...

Infelizmente, Ana, eu não estava em casa na hora. Meu relato segue o que me contou Polyana.

Adelino, vou dar uma conferida no Barney. Não temos nenhum DVD dessa série.

Anônimo disse...

Aqui vai uma breve resenha retirada daquele site:

As crianças vêem Barney como um amigo em quem podem confiar, alguém que as acompanha enquanto crescem e aprendem sobre o mundo. Junto com seus amigos Baby Bop, BJ e Riff, Barney estimula as habilidades socioemocionais e cognitivas dos pequenos.

Esta série aborda as quatro áreas principais do desenvolvimento de uma criança: cognoscitiva, social, emocional e física, por meio de temas significativos e relevantes para crianças entre dois e cinco anos de idade.

O programa se ocupa especificamente da linguagem e da imaginação das crianças, resolvendo os problemas que se apresentam de forma interativa. As crianças divertem-se com coreografias e se beneficiam de padrões de aprendizagem que se repetem com freqüência.

Cada episódio de Barney termina com uma conversa dirigida ao telespectador, que resume e reforça os conceitos educativos apresentados.