Imagino que qualquer pai gostaria de constatar que seus filhos têm um bom coração. Há dois dias, eu e Polyana constatamos que nossa filha possui um coração generoso e solidário. Talvez um pouco sensível demais.
Ela assistia com a mãe àquele delicioso DVD com uma coletânea de filmes em curtametragem da Pixar — a Pixar é muito superior à Disney, não acha? Mas não adianta, porque esta comprou aquela.
Tudo transcorria bem até que começou a passar o curta Coisas de pássaros (For the birds, 2001). A nosso ver apenas engraçado, possui uma sequência em que os passarinhos preconceituosos, que ridicularizam e rejeitam o pássaro maior e diferente, aproveitam-se de que ele fica dependurado no fio elétrico para bicar-lhe os pés impiedosamente, a fim de derrubá-lo. Nesse instante, Júlia gritou "Deeeeeeeeeeeeus!!!!!!" (que na linguagem das júlias significa "Deus!", "meu Deus!" ou "ai, meu Deus!") e começou a chorar. Foi preciso um pouco de conversa para que ela se acalmasse.
Aí começou a passar O carro novo de Mike (Mike's new car, 2002, com os protagonistas de Monstros S/A) e neste, a certa altura, o personagem-título cai sobre o motor do veículo, em funcionamento, e começa a gritar desesparadamente. Júlia pôs a mão na boca e gritou de novo: "Deeeeeeeeeus!!!!!!" E mais choro.
Mas o tempo fechou de vez em O ataque de Zezé (Jack-Jack attack, 2005), o caçula da família Incrível. Na cena em que Zezé entra em combustão espontânea, Júlia apontou para a TV gritando "Bebê! Bebê!" E tome choro!
O jeito foi parar o DVD e distraí-la com outros atrativos. Júlia tem acesso restrito a TV e o tempo que passa vendo seus DVD, todos selecionados a dedo — o que exclui Xuxa em qualquer uma de suas formas —, não pode tornar-se um momento de angústias morais! Os curtas da Pixar ficarão guardados para um outro momento.
Mas cá entre nós, que filminhos violentos esses que fazem para as crianças, hein?
PS — Eu adoro.
.
4 comentários:
Vc deveria ter gravado a cena e ter colocado aqui para que pudéssemo ver...
A minha fase de desenhos já passou. Ufa...ainda bem!!!
Excelente opção para essa faixa etária é a série de DVDs Barney & Seus Amigos. Segue o link: http://www.discoverykidsbrasil.com/personagens/barney/
Forte abraço!
Adelino Neto
Infelizmente, Ana, eu não estava em casa na hora. Meu relato segue o que me contou Polyana.
Adelino, vou dar uma conferida no Barney. Não temos nenhum DVD dessa série.
Aqui vai uma breve resenha retirada daquele site:
As crianças vêem Barney como um amigo em quem podem confiar, alguém que as acompanha enquanto crescem e aprendem sobre o mundo. Junto com seus amigos Baby Bop, BJ e Riff, Barney estimula as habilidades socioemocionais e cognitivas dos pequenos.
Esta série aborda as quatro áreas principais do desenvolvimento de uma criança: cognoscitiva, social, emocional e física, por meio de temas significativos e relevantes para crianças entre dois e cinco anos de idade.
O programa se ocupa especificamente da linguagem e da imaginação das crianças, resolvendo os problemas que se apresentam de forma interativa. As crianças divertem-se com coreografias e se beneficiam de padrões de aprendizagem que se repetem com freqüência.
Cada episódio de Barney termina com uma conversa dirigida ao telespectador, que resume e reforça os conceitos educativos apresentados.
Postar um comentário