domingo, 27 de dezembro de 2009

Você conhece Belém?

O grande Lafayette Nunes, do Xipaia, depois Golden slumbers fill your eyes..., hoje Artigo 5º, tomou a iniciativa há alguns meses. Ele postou algumas fotografias de uma estrada em obras e nos perguntou se sabíamos onde era. Vários tentamos acertar, o que patenteou a questão: conhecemos realmente a cidade onde moramos?
Inspirado no feito, o intrépido Wagner Okasaki, do Belenâmbulo, lançou o seu próprio desafio, que me deixou tonto e foi logo respondido por conhecedores da área.
Passado um tempo, o Lafayette voltou à carga com uma pergunta dupla: o que é e onde está? Este que vos escreve matou a charada rapidamente. Afinal, o objeto estava situado no meu caminho diário, portanto se tratava de algo que eu estava acostumado a ver. Uma coincidência. E também pela coincidência de passar pelo local, rapidamente respondi esta outra questão. Meus dois êxitos mexeram com os brios do Lafayette e o Wagner tem tentado, sistematicamente, me demover de participar das charadas. Para felicidade geral, fui um fracasso na última incursão. Quando ela foi respondida, em dois momentos (aqui e aqui), percebi duas coisas: que não acertaria a pergunta e que já tinha visto ambos os locais.
Com isso, restou provada a premissa do Lafayette: a vida frenética que levamos nos faz andar alheios ao nosso próprio espaço, de modo que não enxergamos de verdade aquilo que está bem debaixo dos nossos narizes.
Como acredito que precisamos conhecer a nossa cidade, para poder amá-la, decidi entrar no esquema e lançar as minhas adivinhas por aqui também. Até porque o Wagner disse que, para esse tipo de desafio, eu devo ser um provedor, não um participante. Já possuía algumas imagens em meu computador e, ontem, tirei mais algumas fotos. Por isso, nos próximos dias, apresentarei a vocês alguns detalhes de Belém, para testar seu conhecimento, sua atenção e sua percepção sobre o nosso lar. Topam?
Tais postagens serão identificadas pelo título "Você conhece Belém?"

5 comentários:

Lafayette disse...

Oba, teremos mais detalhes para descobrir. Que bom! Este exercício de descobertas da cidade me agradam muito.

Ps.: Consegui postar este comentário somente agora, perto da 1 da madrugada. Será que a instabilidade do bolgspot já passou?

. disse...

Opa!
Gostei do desafio!

Yúdice Andrade disse...

Infelizmente, Lafa, a instabilidade do Blogger ou da Oi/Velox está a lesma lerda. Vamos nos virando como podemos.
No mérito, também adoro esses exercícios e será muito bom compartilhar o gosto com amigos igualmente interessados.

Waleiska, estás desafiada a responder!

Belenâmbulo disse...

Agora que eu estou fora da área de cobertura você me vem com seus desafios?...
Tá bom...

Yúdice Andrade disse...

Muitos outros virão, Wagner. Dará tempo de participares.