quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Você conhece Belém? — Teste 2

Aproveitando que, agora de madrugada, estou conseguindo postar tudo o que quero, não perderei tempo e lançarei desde logo o segundo desafio da série Você conhece Belém?

O Brasil foi colonizado por portugueses, o que explica a poderosa tradição católica, que perdura até hoje. Os católicos possuem, entre suas características, uma enorme necessidade de símbolos exteriores. A fé precisa ser materializada e, mais do que isso, precisa ser exposta à visão da sociedade. Daí que muita gente construía suas casas e colocava nelas, em lugar de destaque, um ícone religioso, p. ex. um santo de devoção. É exatamente o que vemos nesta imagem.



Se você nunca andou pelas ruas de Belém olhando para o alto, nem imagina quanta coisa perdeu. Isso, claro, se você é um curioso como eu.
O prédio em questão já foi muito modificado, mas acredito que a imagem está ali há mais décadas do que eu poderia testemunhar, com 34 anos de idade. Meu segundo desafio é este, também com duas perguntas: Que santa está representada na estátua? Onde podemos encontrar esta esquina?
Aviso que também se trata de uma esquina bastante movimentada, embora não sejam vias tão nevrálgicas para a cidade como a Presidente Vargas. Todavia, se uma delas engarrafar, estaremos em apuros.
Será que esta nova questão durará mais de um dia? Será que o Fernando será rápido no gatilho, de novo?

5 comentários:

Tanto disse...

Porra amigo Yudice, pára com essa brincadeira que vais me deixar maluco. hahahahaha

Esquina da Alcindo Cacela com João Balby, altos da padaria Santa Rita, pelo que creio ser a imagem de Santa Rita!

Anônimo disse...

a essa é fácil. Padaria Santa Rita , na Boaventura esquina com Alcindo Cacela.
Abraço.
Sérgio Lopes.

Lafayette disse...

Yúdice, eu sei onde é... mas, vou deixar mais um pouco, pois 7 horas e meia de desafio acho que te deixaria tão desafiado que irias "piorar" a dificuldade dos teus desafios... rsrsrs

Só não sei o nome da Santa, mas como irei, mais tarde passar por lá, tentarei descobri com algum transeunte.

Yúdice Andrade disse...

Não paro, não, Fernando. Pelo contrário: vou institucionalizar! E quero contar com tua argúcia por aqui.

Também acertaste, Sérgio. Infelizmente, o Fernando foi mais rápido.

Lafa, no momento em que escreveste o teu comentário, o Fernando já tinha feito o estrago. Com certeza, vou ter que piorar o nível das adivinhas...

Lafayette disse...

Eu fui mais comedido com o blog.

Este negócio de 'piorar' o adivinha é brincadeira minha. Pra mim, qualquer 'adivinha' é bom, ajuda a buscar na memória ou a botar na memória cenas desta Belém, tão castigada.

Quem dera a maioria dos blogs tivessem seus momentos de 'adivinha', os leitores seriam brindados com imagens, locais e detalhes que, não raro, passam desapercebidao.