quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

É por isso que aqui você não faz o que quer

Quem cede espaço, na Internet, para comentaristas anônimos agredirem a honra alheia deve responder por isso. Com esse entendimento, a 42ª Vara Cível da capital paulista estabeleceu um paradigma que pode ser usado para conter a disseminação de “comentaristas profissionais” — que nunca se identificam, mas se prestam a criar ondas que se tornam campanhas para defender interesses inconfessáveis. A multa por descumprimento da decisão é de R$ 5 mil por dia.
Leia o restante da notícia.

Por uma questão de princípios, este blog nunca teve a intenção de ofender ninguém. Para algumas pessoas que se tornaram particularmente merecedoras, a crítica áspera e veemente está sempre disponível. No mais, arroubos linguísticos e mesmo algumas concessões à linguagem chula ficam reservados a atitudes ou, no máximo, a grupos indeterminados de pessoas, p. ex. fumantes.
Não é meu interesse ofender A ou B e, muito menos, A + B + C + D e assim por diante, como fazem alguns blogs, que se tornam um pote até aqui de ódio, a meu ver com manifesto comprometimento de sua credibilidade. E por me basear nestes princípios, não publico comentários, sobretudo anônimos, de caráter ofensivo. Sobre isto há, inclusive, uma advertência em letras vermelhas na coluna ao lado, não à toa chamada Janela do bom senso.
Moralidades à parte, eis aí um exemplo das implicações legais.
Comigo não.

2 comentários:

Ana Miranda disse...

O meu blog é simplesmente um diário, aliás, diário pra lá de particular, falo somente da minha vida, sabe por quê?
Porque, meu amigo, se eu me permitisse falar sobre política, eu pagaria dez mil de multa diária, e eu não tenho onde cair morta...
Não sei, sabe, mas as pessoas encontram em seus blogs uma maneira de extravasar o que pensam e não têm onde desabafar, concordo que anonimamente não dá, aí a pessoa fala somente besteira, escondida atrás do seu anonimato.
Tbm acho terrível denegrir imagens de pessoas comuns, principalmente se for com inverdades.
Agora, pessoas públicas, principalmente essas que fazem um monte de "m---da", principalmente as que são corruptas, querem o quê????
É o lugar onde as pessoas acham de desabafar, eu só não falo porque não tenho limites, se não, os Arrudas da vida estariam lá no meu blog, sendo massacrados e com todo merecimento.
Prefiro me abster de começar, pois como já disse, não tenho limites qto à corrupção...

Yúdice Andrade disse...

Cada blog tem o seu estilo, Ana. Eu sempre me pautei por não fazer o estilo raivoso, muito menos o histérico, como temos alguns terríveis, aqui em Belém. Como disse em meu texto, há razões jurídicas para isso, mas antes de tudo são razões morais.