quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Colação de grau

Conforme lhes disse, ontem eu e Polyana tivemos cerimônias de colação de grau, ambos na condição de paraninfos. Foi uma tarde/noite bastante aprazível e com diversas emoções. Teve mães se formando junto com os filhos; colegas professores na condição de pais de formandos; colando cego sendo auxiliado pelos colegas; cerimônia dedicada a uma professora querida que faleceu há pouco e mais.

Eu e Polyana, paraninfos

Na colação de Direito, o orador foi Leonardo Santa Brígida, que citou diversos problemas sociais passíveis de relacionar a diferentes áreas do direito, permitindo um panorama dos diferentes interesses dos novos profissionais. Fazendo citações explícitas e implícitas de compositores brasileiros, destacou Gonzaguinha: "A gente não tem cara de panaca / A gente não tem jeito de babaca / A gente não está com a bunda exposta na janela / Pra passar a mão nela".

Leonardo Santa Brígida em seu discurso
(foto afanada de seu perfil no Facebook)

As pessoas ainda se surpreendem com uma simples bunda no meio do discurso, mas Leonardo foi assertivo em suas observações. Saiu-se muito bem.

A homenagem aos três alunos de melhor desempenho ao longo do curso foi um desfile de mulheres. A primeira colocada, Rosiane Esteves, não foi nenhuma surpresa: trata-se de uma unanimidade entre professores e alunos. Esses nomes são guardados num segredo danado pelos coordenadores, mas este ano nem adiantou o sigilo; nós já sabíamos.

Rosiane ao lado pai e do Prof. Liandro Faro, no momento em que recebia a placa de 1º lugar
(foto afanada de seu perfil no Facebook)

Mas a grande surpresa foi uma atitude da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Pará, no ato representada por seu vice-presidente, Alberto Campos. A partir de requerimento da conselheira Emilia Farinha, nossa colega de docência, a OAB abriu uma grande exceção quanto a seus protocolos de inscrição e, tramitando o processo em tempo diferenciado e como caso extraordinário, julgou e deferiu o pedido de inscrição da aluna de melhor desempenho no exame de Ordem.

Graças a isso, Paloma Lira (que já fora laureada com o 3º melhor desempenho ao longo do curso) prestou seu juramento e recebeu a carteira de advogada, ali mesmo na solenidade de colação de grau. Foi a primeira vez que alguém entrou numa solenidade de colação de grau como bacharelanda e saiu advogada. Ficamos gratamente surpresos com a deferência da OAB, que reconhece os méritos de uma aluna tão valorosa e afaga também a nossa instituição. Destaque para o enorme empenho da Profa. Emilia em conseguir que o processo fosse julgado em tempo hábil.

Paloma Lira, uma dessas pessoas que você não esquece nunca

Sem dúvida, foi uma solenidade emocionante, que marcou a despedida de alunos muito queridos, exceto do Bernardo Pereira, que já na próxima semana retorna como aluno do nosso curso de mestrado. Mas a todos desejo uma carreira feliz, uma vida feliz, um futuro maravilhoso.

Bernardo Pereira, agora colega de mestrado
_________________________________
Leia aqui o engajado discurso do orador, Leonardo Santa Brígida.

2 comentários:

Leonardo Santa Brígida disse...

Caro Yudice,

A noite de ontem é um daqueles episódios felizes que irão se eternizar em minha memória, pela felicidade que tive em ser orador.
Agradeço em teu nome a todos os professores que tivemos no CESUPA, pois foram fundamentais para fortalecer o espírito crítico, democrático e justo! Vocês, mestres, foram e são meu maior norte!
É interessante que a "bunda" ainda cause algum espanto, mas nós jovens e adultos precisamos ser sacudidos para nossa realidade! E devemos estar prontos para questioná-la em busca de melhorias! O mundo vai tomando rumos tão desnorteados que precisamos muitas vezes parar e pensar que corpos multilados não são comuns, que miséria não é estampa decorativa, que extermínio não é legítima defesa! E, infelizmente, por aí vai...
No mais, o desfile das meninas serviu para abrilhantar ainda mais aquele momento solene!
Fique em paz!

abraços

Bernardo Pereira disse...

Muito obrigado pela lembrança, Yúdice. Em relação a Rosi, eu já sabia! Todo mundo já sabia, acho que até ela já sabia, hahaha. A Paloma e a Luiza merecem muito também. Acompanho as 2 desde a 6ªserie, e sempre foram muito esforçadas! E semana que vem já estamos juntos de novo! Abraço!