domingo, 27 de janeiro de 2013

Incêndios tenebrosos

A tragédia medonha que se abateu sobre a cidade gaúcha de Santa Maria, em que se contabiliza até o presente momento um total de 245 vítimas fatais, é o segundo pior incêndio da história do Brasil. Totalmente ignorante sobre o assunto, achei que o primeiro era o célebre caso do Edifício Joelma (São Paulo, 1974), mas neste houve 187 mortes, bem menos do que agora.

Segundo reportagem da BandNews, que só está tratando do caso de Santa Maria, o maior incêndio ocorrido no Brasil foi o do Gran Circus NorteAmericano, poucos dias antes do Natal de 1961, no qual houve mais de 500 mortes, 120 mutilações e mais de 2000 feridos. A repercussão foi internacional.

As investigações da época concluíram que o incêndio fora criminoso. Adilson Marcelino Alves teria trabalhado na montagem da lona do circo, mas acabou despedido por ter antecedentes criminais. Como vingança, ateou fogo à dita lona, contando com a ajuda de Válter Rosa dos Santos e de José dos Santos. Estas informações adviriam da confissão do próprio Adilson, que acabou condenado a 16 anos de reclusão (eu também pensei "só?!"), mas fugiu após 11 e pouco depois foi encontrado morto.

Vale a pena ler este texto, que detalha o ocorrido e fornece outras informações curiosas, tais como o empenho de Ivo Pitanguy e uma equipe de voluntários, para ajudar as vítimas com cirurgias plásticas, bem como o aspecto místico: um empresário teve um sonho, uma revelação divina relacionada à tragédia e, por causa disso, transformou-se no Profeta Gentileza, figura urbana conhecida no Rio de Janeiro, falecido em 1996 (homenageado por uma canção de Marisa Monte). Esta matéria também contém links para fotos do sinistro e para quatro vídeos, contendo o programa Linha Direta: Justiça, da Rede Globo, sobre o caso. Contém outro link para um blog que reúne notícias de jornal da época.

Contudo, o que mais me chamou a atenção foi um comentário ao pé do texto, no qual um indivíduo, que diz pesquisar sobre o assunto para escrever um livro, afirma que Adilson, réu confesso, não provocou o incêndio. Veja:


Caro amigo, sou de Niterói e estou escrevendo um livro que trata sobre incêndios e tenho descoberto fatos interessantes sobre o incêndio do Circo que pode mudar toda uma história no que se refere a culpa do tal “Dequinha” que na verdade não apareceu morto em um beco, e sim foi executado com dois tiros, um pelas costas e outro na nuca para conferir no próprio morro onde ele morava em Niterói.Uma das crianças da época que presenciou o assassinato, hoje adulto me confidenciou tal fato e a versão da família foi que na verdade o que provocou o incêndio foi o estouro de uma lâmpada. Um ponto que me fez acreditar nesta versão foram outros fatos ocorridos, é verdade que ele fora demitido do circo e o mesmo não pagou a ele o que deveria de direito, mais o mesmo dono do circo anos atrás perdeu outros dois circos que tinha pelo mesmo motivo, incêndio! Um se chamava Bufalo Bill Circus e o outro Shangrilar Circus.Sabemos que os circos sempre foram ambientes precários principalmente na época que não havia a prevenção, sabemos também que a polícia quando quer sabe fazer uma pessoa confessar até o que não fez e por ter sido uma tragédia muito grande precisavam de um “boi de piranha”.Será que realmente o Dequinha foi o culpado ou foi o “bucha”? Estou tentando levantar as informações do assassinato, assim que conseguir mais informações em entro em contato. Pessoal, infelizmente o homem tem o péssimo habito de manipular as informações, antes de julgar vamos ver os verdadeiros fatos.

Há partidários dessa tese. Será que o homem morreu carregando uma culpa que não era sua? Eis aí um tempero apimentadíssimo para uma teoria conspiratória. Mas será que existe alguma outra verdade para ser descoberta ou apenas alguém enganado ou, quem sabe, querendo se promover às custas do sofrimento alheio?

Quanto ao episódio de hoje, falta descobrir as causas do incêndio. Mas já sabemos que os seguranças, que fecharam as portas para impedir que as pessoas saíssem sem pagar, pois acharam que a confusão era uma briga, mesmo agindo por erro, já estão bastante encalacrados. Eu não gostaria de estar no lugar deles e, muito menos, de vocalista de banda que faz gracinha com um sinalizador.


Fontes:

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Edif%C3%ADcio_Joelma
  • http://nitsites.com.br/blog/incendio-circo/

7 comentários:

Anônimo disse...

Vocês lembram do incêndio na boate do maluco do Kaveira?! Pois é, tá na hora do Corpo de Bombeiros e prefeitura mandar seus agentes tirar a bunda da cadeira e dar uma volta no bairro do Reduto e Umarizal. Ali têm umas boates, pra elite, instaladas em galpões do início do século passado, que apresentam fachadas bonitas, mas sabe lá se possuem saída de emergência e atendem a normas de segurança, que podem ser barris de pólvora.
A ganância não tem limites e às vezes mata.

Anônimo disse...

Vejam como são as nossas leis. Sei que você pensa diferente, Yúdice, mas creio que o país precisa ser mais rigoroso na aplicação e no cumprimento das penas. Penas alternativas e ressocialização de presos são ineficazes, conforme prova o alto índice de reincidência criminal.

No caso do circo em Niterói, se houve condenação é porque houve o entendimento de que o rapaz era o culpado. Então pergunto : como é que uma pessoa responsável por 500 mortes, premeditadamente, é condenado somente a 16 anos de prisão? Brincadeira.

Mesmo nos crimes mais infames que temos presenciado Brasil afora, com premeditação, motivo fútil, formação de quadrilha, latrocínio, etc, etc, as condenações ficam em torno de 12 - 15 anos, tudo com direito a progressão de regime, saidões que montam a mais de 30 dias/ano, etc, etc.

Quando esses bandidos tiverem o conhecimento de que ficarão encarcerados 30 longos anos, sem direito a progressão de regime ou saidões, com certeza a criminalidade diminuirá. O que os incentiva ao crime é a certeza da impunidade, a certeza de que ficarão, primeiramente, uns 10 anos respondendo ao processo em liberdade, para só então cumprir alguns aninhos na prisão.

O que ficam fazendo os homicidas, latrocidas, estelionatários, ladrões e corruptos enquanto "respondem em liberdade" ? É claro que continuam a delinquir.

Creio que essa falaciosa diretriz de que "ninguém é culpado até a decisão final" precisa ser revista. Bem como a morosidade pornográfica dos nossos tribunais. As denúncias são apresentadas à Justiça após 5-6 anos, e depois são outros 5-8 anos para uma decisão, ainda em 1ª instância.

O problema da criminalidade não é falta de polícia. Até porque não há como a mesma ser onipresente. Não há efetivo para se colocar em cada esquina das nossas cidades.

O que falta são leis mais rigorosas e um Judiciário que se dê o respeito, trabalhando com efetividade e agilidade.

Kenneth Fleming

Yúdice Andrade disse...

Das 22h06, nunca me esquecerei do incêndio na Mystical, porque detesto boates e nunca entro numa. Mas naquela noite eu pensei em fazer esse esforço, para acompanhar amigos que eu não via há tempos. No final das contas, prevaleceu o meu temperamento e eu não fui. Depois soube do ocorrido.
De uma coisa, porém, ninguém pode ter dúvidas: as boates de Belém não reúnem condições de segurança. Como não frequento, não sei se há alguma segura, mas realmente acredito que não. E sempre me questiono sobre como esses estabelecimentos continuam abertos.

Kenneth, farei nova postagem para te responder.

Anônimo disse...

O problema não são apenas as boates, em Belém e Ananindeua, estão fraudando habite-se de shopping e de prédios residenciais...

Tens uns 15 dias a TV Cultura fez uma reportagem em um condomínio residencial de Ananindeua, cujo o Corpo de Bombeiros declarou que o prédio não deveria estar habitado devido um conjunto de irregularidades, mas até agora nenhum morador foi notificado para sair do mesmo, acho que estão aguardando um acidente grave acontecer, só pode!

Yúdice Andrade disse...

Das 13h11, sem dúvida há os shoppings. Tenho um amigo que, por sua profissão, entende do riscado e disse não compreender (em tom altamente irônico) como foi possível aprovar, no projeto do Boulevard, aquela rampa absurda - enorme, em S e terminando nas catracas, que originalmente obrigavam os veículos a parar no piso inclinado.
Depois da ampliação, a rampa ficou maior ainda e agora exige uma curva fechada à esquerda. Tenho verdadeiro pavor de subir aquilo. Sempre espero o veículo da frente se afastar bastante, mas isso não é garantia de nada.

Anônimo disse...

Hoje o MP ofereceu denúncia contra os que venderam Habite-se, a informação do anônimo era quente!

Yúdice Andrade disse...

Tenho visto as matérias, das 12h34. Se eu morasse em prédio, estaria bastante preocupado.