Sou um completo leigo no assunto, então aceitarei calado as críticas fundamentadas que eventualmente me façam por eu estar errado. Mas sou morador da cidade, sou motorista e passo diariamente pelo local das mudanças que estão sendo implementadas pelo órgão municipal de trânsito, então acho que posso opinar.
A SeMOB decidiu que, para dar "maior fluidez" ao tráfego, não serão mais permitidas conversões à esquerda na confluência das avenidas Duque de Caxias (que vira Brigadeiro Protásio) e Dr. Freitas. Graças a isso, os veículos só poderão seguir em frente ou converter à direita, permitindo a redução do tempo dos semáforos, de 4 para 2.
Se pensarmos que os condutores ficarão menos tempos aguardando o sinal verde, de fato a medida parece interessante. Mas os supostos "estudos técnicos" realizados terão considerado todas as variáveis? Porque a consequência prática da novidade é que diversos veículos, inclusive ônibus, que não deveriam passar por certo trecho da via, agora passarão, aumentando a quantidade de veículos em circulação nele.
Pior: esses veículos terão que pegar um retorno à frente e, para isso, formarão uma retenção à esquerda. Como estamos falando de logradouros com trânsito pesado, já podemos imaginar longas filas de espera, que obviamente reduzirão as faixas de rolagem. O resto será feito pela má educação do condutor belenense: quem vier pela preferencial não facilitará a manobra de quem precisa cruzar a pista oposta; e quando a fila aparecer, os apressadinhos começarão a formar outra, ao lado, estrangulando a rua.
Posso estar enganado, o que os próximos dias poderão revelar, mas a impressão que tenho é de que estão apenas deslocando o congestionamento, do cruzamento para alguns metros adiante, com a diferença de que, no cruzamento, fazia-se uma curva aberta à esquerda e, a partir de agora, no retorno, será uma curva fechada em espaço reduzido. Eu e todo mundo que tem comentado as notícias na internet achamos que vai dar tudo errado.
O que será que ensinam aos engenheiros de tráfego nas universidades?
2 comentários:
Isso é revoltante! Ser burro aqui é ser considerado normal. Essa cidade tá conseguindo algo inimaginável: ficar pior do que já é
Estou de pleno acordo com os comentários da Amanda e também com a opinião do Yúdice.
As pessoas não conseguem evoluir e repassam isso para a nossa cidade.
Postar um comentário