sexta-feira, 6 de junho de 2014

Controversas mudanças no trânsito da cidade

Sou um completo leigo no assunto, então aceitarei calado as críticas fundamentadas que eventualmente me façam por eu estar errado. Mas sou morador da cidade, sou motorista e passo diariamente pelo local das mudanças que estão sendo implementadas pelo órgão municipal de trânsito, então acho que posso opinar.

A SeMOB decidiu que, para dar "maior fluidez" ao tráfego, não serão mais permitidas conversões à esquerda na confluência das avenidas Duque de Caxias (que vira Brigadeiro Protásio) e Dr. Freitas. Graças a isso, os veículos só poderão seguir em frente ou converter à direita, permitindo a redução do tempo dos semáforos, de 4 para 2.

Se pensarmos que os condutores ficarão menos tempos aguardando o sinal verde, de fato a medida parece interessante. Mas os supostos "estudos técnicos" realizados terão considerado todas as variáveis? Porque a consequência prática da novidade é que diversos veículos, inclusive ônibus, que não deveriam passar por certo trecho da via, agora passarão, aumentando a quantidade de veículos em circulação nele.

Pior: esses veículos terão que pegar um retorno à frente e, para isso, formarão uma retenção à esquerda. Como estamos falando de logradouros com trânsito pesado, já podemos imaginar longas filas de espera, que obviamente reduzirão as faixas de rolagem. O resto será feito pela má educação do condutor belenense: quem vier pela preferencial não facilitará a manobra de quem precisa cruzar a pista oposta; e quando a fila aparecer, os apressadinhos começarão a formar outra, ao lado, estrangulando a rua.

Posso estar enganado, o que os próximos dias poderão revelar, mas a impressão que tenho é de que estão apenas deslocando o congestionamento, do cruzamento para alguns metros adiante, com a diferença de que, no cruzamento, fazia-se uma curva aberta à esquerda e, a partir de agora, no retorno, será uma curva fechada em espaço reduzido. Eu e todo mundo que tem comentado as notícias na internet achamos que vai dar tudo errado.

O que será que ensinam aos engenheiros de tráfego nas universidades?

2 comentários:

Amanda disse...

Isso é revoltante! Ser burro aqui é ser considerado normal. Essa cidade tá conseguindo algo inimaginável: ficar pior do que já é

Anônimo disse...

Estou de pleno acordo com os comentários da Amanda e também com a opinião do Yúdice.
As pessoas não conseguem evoluir e repassam isso para a nossa cidade.