quinta-feira, 29 de maio de 2008

Exemplo — especialmente para os acadêmicos de Direito


Esta moça da fotografia se chama Flávia Cristiane Fuga e Silva, tem 26 anos, cursou Direito no tempo regulamentar e acabou de ser aprovada no Exame de Ordem, em São Paulo, certame que teve 84,1% de reprovação, dentre 17.871 inscritos.
A situação não seria nada além de corriqueira se Flávia não fosse portadora de paralisia cerebral e precisasse superar intensas limitações físicas para realizar tarefas simples. Ela depende de cadeira de rodas, tem dificuldades para articular a fala e sua deficiência motora lhe impede, p. ex., de segurar uma caneta. Para chegar onde chegou, os métodos de trabalho e avaliação precisaram ser adaptados, sem que isso represente, contudo, qualquer redução no mérito da moça. Se obteve o título de bacharela em Direito e, agora, a inscrição como advogada, foi porque estudou, na medida de suas necessidades. Trata-se, portanto, de uma condição conquistada por merecimento.
As pessoas normalmente apreciam histórias de superação. Para além de qualquer pieguice, histórias como essa abrem nossos olhos para o que realmente importa; servem para nos mostrar que somos mais capazes do que pensamos. Mostra, outrossim, que nossos feitos não reclamam poderes sobrenaturais: basta responsabilidade e dedicação.
Gostaria que os estudantes em geral pensassem em Flávia, quando não se sentem seguros para fazer uma prova. Quando priorizam os pequenos prazeres do cotidiano, em detrimento de suas obrigações. Quando falam de seus muitos e enormes problemas, na hora de reivindicar mundos e fundos.
É sempre a velha história: a vida é um estabelecimento de prioridades. Flávia nos ajuda a perceber isso. Parabéns à nova advogada paulista e a sua família.

4 comentários:

Anônimo disse...

Exemplos sempre existiram, meu caro Yúdice.
O problema é segui-los ;-)

Carlos Barretto  disse...

Curiosamente, mais uma vez, versamos sobre o mesmíssimo assunto em nossos blogs. Veja o Flanar agora.
Incrível!

Anônimo disse...

Eis um belo exemplo de superação e de força de vontade, lembro da expresão de um sábio,.. quão poucos dentre vóis tem força de vontade... Penso que Seres Humanos assim nos inspiram a vencer nossas próprias limitações, que mais das vezes estão enraizadas na acomodação e no medo da vida. Um enorme abraço.

Yúdice Andrade disse...

Sim, caro anônimo. E olha que os exemplos arrastam. Ou pelo menos deveriam arrastar.

É uma questão de afinidade, amigo. Falando em afinidades, também gosto de Mosqueiro, de peixe ao molho de taperebá, etc...

Meu caríssimo coronel, sempre uma honra te receber aqui neste espaço. Esta semana andei vendo uns documentos em que teu nome aparecia (listas de oficiais para compor conselho de justiça militar). Quanto ao comentário, totalmente endossado, claro.