sábado, 31 de maio de 2008

Soletrando 2008

Acabou, há poucos minutos, a edição de 2008 do quadro Soletrando, do Caldeirão do Huck. E o vencedor tinha a minha preferência, já que Éder Carlos é um mineirim pobre, do Vale do Jequitinhonha, a região mais miserável de Minas Gerais. E ainda tinha a particularidade de só ter começado a estudar aos 8 anos de idade, tendo que caminhar 5 quilômetros para chegar à escola. É mais um desses exemplos de superação, que merecem o nosso apreço e o nosso respeito.
Além disso, ele ganhou por puro merecimento, soletrando com exatidão uma palavra que deixou em pé os poucos cabelos que me restam: psicroestesia. A definição é tão cruel quanto a palavra: situação em que uma parte do corpo está quente, mas parece estar fria. Quem pensaria em algo assim? Fica dificílimo fazer relações que ajudem a soletrar o vocábulo. O meu querido Dicionário Houaiss aqui a define como "sensação de frio". Pesquisando informações sobre a palavra, acabei de descobrir que sou um psicrófilo: tenho preferência por ambientes com temperaturas baixas — muito diferente do calor infernal que faz nesta tarde. Vivendo e aprendendo.
Já escrevi outras vezes, aqui no blog, sobre como considero o Soletrando uma iniciativa fantástica da TV brasileira (e é a mesma Rede Globo...), por valorizar a Língua Portuguesa, essa maltratadíssima flor do Lácio, em um de seus aspectos mais essenciais: saber escrever. Como amante do idioma, que se esforça por utilizá-lo de modo sempre escorreito, e como professor, obrigado a conviver com assassinatos impiedosos ao vernáculo, louvo a iniciativa, que deveria ser copiada pelas demais emissoras. Curiosamente, nenhuma o fez. Claro, não se copia o que é bom e útil.
Já estou na expectativa da versão 2009. Especialmente por considerar que, a cada ano, o nível vai subir. Mas isso não é a melhor parte. O melhor é que, sonhando em chegar ao programa, muitos estudantes vão estudar Português desde hoje. E isso, sim, pode fazer a diferença. Oxalá.

Acréscimo noturno:
Olhando os comentários de leitores Brasil afora, na página da Globo, vemos entusiasmadas homenagens ao vencedor. E vemos, também, a realidade do país: "tragetória", "disafio" e "torsida" são algumas das pérolas escritas para homenagear o campeão brasileiro de soletração...

9 comentários:

Anônimo disse...

Professor como uma de suas alunas, que às vezes deve “assassinar impiedosamente o vernáculo”, devo dizer que até eu gosto bastante do “quadro” (só ele, porque o programa...); aprendi algumas palavras que nem sequer sabia que existiam e acredito ser mesmo um grande incentivo aos estudos e uma oportunidade imensurável aos ganhadores.
Ah eu gosto do seu blog, volta e meia leio esse, o do Paulinho e o Flanar, mas tenho vergonha de comentar e falar besteiras rsrsrs beijos.

Ivan Daniel disse...

Também era meu preferido nessa final. Pena não ter assistido, mas vou procurar no site do programa ou no YouTube.

Yúdice Andrade disse...

Minha querida Marcela, besteira alguma. É só comentar. Teremos prazer em te ler. E, que eu me lembre, não és das mais assassinas. Infelizmente, eles são muitos. Mas, por favor, recebe esta crítica, ao alunado em geral, como construtiva. Afinal, é uma falha que precisamos sanar.

Caríssimo Ivan, foi demorado e interessante. Eu também nunca ouvira falar em "hagiológio". Mas deduzi que a palavra se escrevia com "h".

Anônimo disse...

Essa deve ser a verdeira função da televisão, incentivar a atitudes concretas que beneficiem a sociedade. O caso do programa em tela e singular e serve como incentivo aos educadores e alunos sobre o bom uso da língua pátria.
O mais interessante na competição em apreço é o fato de que o vencedor advém de escola pública municipal, tendo sido vitorioso contra aluinas de escolas privadas e até mesmo militares. Consagrando o ditado de que quando o aluno é bom, o mérito da escola pode ser eivado a um segundo plano.

Yúdice Andrade disse...

Caro anônimo, só uma correção: na verdade, o Soletrando só aceita inscrições de alunos de escolas públicas. A escola militar a que você se referiu, da representante do Paraná, também é pública, a exemplo do Rego Barros, aqui em Belém, que é mantido pela Aeronáutica e, se não me engano, tem alguns convênios com a SEDUC.

Anônimo disse...


O que acha disto?

http://www.youtube.com/watch?v=DnRYnvQLUDg&feature=related

Anônimo disse...

O senhor nao comentou o video do youtube cujo link postei acima.

por que?

Yúdice Andrade disse...

Das 10h45, provavelmente porque o mês de outubro foi muito sacrificante para mim, tanto que - se você acompanha o blog, percebeu - a própria atualizou se tornou quase rara por aqui. Estou com muito pouco tempo para Internet, o que não significa ignorar o que as pessoas me escrevem.
Por favor, não seja tão sensível. Assim que der e o alemão me permitir lembrar, verei o vídeo e, se for o caso, terei alguma opinião sobre ele.

Anônimo disse...

Tudo bem, sem problemas.

É que o video revela a tentativa de indução ao erro em cima da adversária do vencedor da final dessa edição do Soletrando.