quarta-feira, 21 de maio de 2008

O que merece atenção

Ele não tem a bunda mais bonita do país, não dança funk em velocidade 5, não lançou nenhum hit na Bahia, não marcou nenhum gol, não pegou travesti na rua, não contou na TV detalhes sobre sua vida sexual, não desfilou em 38 escolas de samba nem nada assim.

Ele se chama Antonio Candido de Mello e Souza, tem 89 anos, é sociólogo, ensaísta, crítico literário e professor universitário, tem vários livros publicados e acabou de ser agraciado com o Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano de 2007. Isso sim merece ser notícia. Isso sim dá orgulho ao Brasil.
Eis aí a notícia.

6 comentários:

Anônimo disse...

Mas que desrespeito. Começar esse texto com bunda? Freud explica. Antonio Candido não merece. Candidamente...

Yúdice Andrade disse...

Ô anônimo, esclareça uma coisa: você é puritano ou só um mau leitor? Quer-me parecer que o texto faz um elogio a Antonio Candido baseado numa crítica aos maus hábitos do brasileiro médio. Você viu a palavra "bunda" e nada mais?
Honestamente, o que Candido não merece é um defensor que não sabe ler e muito menos interpretar.

Anônimo disse...

Ai, Yúdice, ainda perdes tempo com essas pessoas...

O Benedito Nunes já ganhou esse prêmio, não foi?!

Abs!

Luciane.

Yúdice Andrade disse...

Eu tenho esse defeito, Lu. Mas estou me corrigindo.
Quanto ao teu questionamento, encontrei neste link http://www.amigosdolivro.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=3232 uma relação dos vencedores do prêmio e, infelizmente, Benedito Nunes não está lá. Mas bem que merecia. Ainda mais considerando que até um Fernando Henrique Cardoso já foi laureado.
Sim, eu sei que ele já foi um grande sociólogo. Mas foi ele mesmo quem nos mandou esquecer tudo o que escrevera.

Anônimo disse...

Eu acho que confundi ou o prêmio ou a pessoa. Será que foi o Max Nunes?

De qualquer forma, valeu pela indicação. Se eu lembrar ou descobrir, te informo, pra tirar a dúvida.

Abs!

Luciane.

Anônimo disse...

Yúdice, descobri o motivo da minha confusão: acertei o nome, mas errei o prêmio. Benedito nunes ganhou o prêmio Jabuti (Estudos Literários), em 1987.

Mais sobre ele aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Benedito_Nunes

E aqui:
http://subrosa3.wordpress.com/2007/04/17/

Abs!

Luciane.