terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Símbolo internacional da surdez


Esta imagem que você vê acima é o símbolo internacional da surdez, que deve ser utilizado, exclusivamente, para indicar "locais que possibilitem acesso, circulação e utilização por pessoas portadoras de deficiência auditiva, e em todos os serviços que forem postos à sua disposição ou que possibilitem o seu uso" — consoante dispõe a Lei n. 8.160, de 1991, que instituiu o ícone no Brasil.
Lá se vão 16 anos e, confesso, jamais ouvira falar dele. Tomei conhecimento agorinha, lendo acerca de uma representação que a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS) remeteu ao Ministério Público Federal, solicitando ajuda para a divulgação do símbolo em manuais de trânsito, em cursos de formação e em reciclagem de condutores.
Encontrei na internet vários órgão públicos definindo a utilização do símbolo, mas só posso constatar ser este mais um exemplo da diferença entre o ser e o dever ser. Basta dizer que fiz Escola de Trânsito no final dos 1990 e ninguém me falou nada sobre surdez e suas implicações. Aliás, ninguém falou nada sobre deficiência alguma. Eu tinha que memorizar aquele monte de placas de trânsito, mas ninguém achou importante eu saber identificar um surdo no tráfego. Prioridades, sabe como é.
Felizmente, hoje sano esta lacuna. E aí está o símbolo, para que vocês também o conheçam.

5 comentários:

Polyana disse...

Engraçado, mas, embora não seja vermelha, a primeira idéia que me veio à cabeça ao olhar a imagem foi "proibido". Por causa da faixa. Proibido ouvir? Proibido surdos? Sei lá. Mas aposto que a maioria das pessoas fica intrigada com essa imagem tão pouco divulgada. Eu nunca tinha visto.

Yúdice Andrade disse...

Com certeza, meu amor, o símbolo não é autoexplicativo. Dá para pensar em mil coisas olhando para ele, principalmente na agitação do trânsito. Daí a importância de divulgá-lo.
Aliás, daí a importância de utilizá-lo, porque jamais vi um adesivo desses colado em um automóvel ou seja lá onde for.

Anônimo disse...

Meu nobre, você sabe dizer se Lei nº 8160, que institui o símbolo internacional da surdez já foi regulementada? Estou fazendo uma pesquisa, mas até agora não achei nenhuma regulamentação.

Iara disse...

Sou deficiente auditiva e, somente há bem pouco tempo (uns 3 anos) tomei conhecimento tanto do símbolo quanto dos direitos que me assistem enquanto deficiente auditiva (hipoacúsica).
Talvez eu seja a única pessoa, em Porto Alegre e, possivelmente em todo o Rio Grande do Sul, que utiliza este símbolo no carro. Ele é tão desprezado que o governo do RS eliminou a obrigatoriedade de ser mencionado em cursos direção ou mesmo utilizado em veículos.
A Lei Federal que determina seu uso, como tantas outras, é solenemente ignorada e quase que totalmente desconhecida, a não ser pela comunidade a que se refere.

Yúdice Andrade disse...

Prezada Iara, nada como uma informação prestada por quem conhece de perto a situação. Honestamente, fiquei impressionado com o que você escreveu. É engraçado que, embora eu não conhecesse o símbolo até o dia em que fiz a postagem, jamais me ocorreu (embora fosse previsível) que as pessoas em geral também o ignorassem. O que surpreende é que os interessados nele o ignoram também!
Triste que o governo de seu Estado tenha tomado tal atitude. Darei ao seu comentário o destaque devido. Um abraço.