domingo, 16 de dezembro de 2007

Na Idade da Pedra


Volta e meia posto, aqui, alguma coisa sobre a resistência que muitas pessoas ainda têm à tecnologia. Mas a coluna Repórter 70, hoje, leva a taça. Ao noticiar sobre aumento de arrecadação do DETRAN, a partir de multas por infração de trânsito, diz que a fiscalização melhorou devido ao uso de palm tops, que define como "espécie de computador portátil" e chama de geringonça.
O Dicionário Eletrônico Houaiss define geringonça como "o que é malfeito, com estrutura frágil e funcionamento precário". Ao senso comum, entende-se como um trambolho que não se sabe bem ao certo se tem alguma serventia ou como funciona. Qualquer acepção que se dê, não se justifica que, em pleno século XXI, um jornal que se orgulha de suas inovações tecnológicas chame de geringonça um equipamento que pode até não ser acessível ao brasileiro médio, por causa do preço, mas que também não chega a impressionar quem vê.
Para orientar o redator da coluna, esclareço que, sim, um palm top, handheld ou PDA (sigla em inglês para personal digital assistant — assistente digital pessoal) é um computador. Caracteriza-se pelas dimensões reduzidas e grande capacidade computacional, com funções similares porém mais restritas que as de um computador convencional — aquele troço que o senhor já deve ter visto em cima de algumas mesas.
Precisamos sair das cavernas!

2 comentários:

Carlos Barretto  disse...

O texto do R70 é um primor daquilo que costumo chamar de ranço da velha guarda retrógrada que diz não gostar de tecnologia, quando na verdade, poderia e deveria dizer: não sei mexer, não leio manuais, e desdenho de quem sabe.
Não conviviam bem com o velho vídeo-cassete, agora utilizam o DVD player pois seus filhos o fazem com maestria.
Gerando algo como aquilo que ouvíamos na época da ditadura: "Você não gosta de mim. A sua filha gosta".
Ou então é puro cinismo de quem sabe muito bem o que significa e deseja manipular a opinião pública contra o legítimo exercício da legalidade e do chamado estado de direito. Ambos os cenários, podem caber muito bem em alguns redatores que se revezam no R70. Nem todos, contudo. Alguns, certamente, não concordam de modo algum com as afirmações feitas por aqueles que tem sobrenome de conhecido aglomerado bovino, que cortado em fatias, cabe num sanduíche.

Yúdice Andrade disse...

Caro Barreto, parece que escreveste bem menos do que sabes... Mil sugestões no ar, que me deixaram curioso... No mais, concordo contigo.