sábado, 15 de dezembro de 2007

Árvores de natal

Noite dessas, o Jornal da Globo se encerrou com matéria sobre as árvores de natal que enfeitam as capitais do país. Mostraram quatro cidades, com projetos mais ou menos interessantes. Adorei as de Fortaleza, uma imensa árvore de redes (além da beleza, absolutamente adequada à cultura do artesanato local) e de Porto Alegre, uma combinação de tecido e dois milhões de lâmpadas.
Claro, senti a minha pontada de inveja, eis que por aqui o natal é uma tristeza só. Lembro-me de, no ano passado, olhar os cantos escuros da cidade noturna e me sentir até mal. Este ano, prometeram uma superdecoração eleitoreira mas, até agora, nada. Só vi uma arvorezinha prá lá de ordinária em frente ao Mercado de São Brás. Feia é pouco.
Pelo menos, e acredito que seja uma iniciativa estadual e não municipal, o Hangar ganhou duas árvores de aparência metalizada (não sei de que material são feitas nem as vi à noite, ainda, para saber se possuem iluminação especial), adequadas à arquitetura do próprio prédio. Pessoalmente, gostei bastante e parabenizo o responsável, que criou um projeto adequado às linhas do local em que se encontra.
Hoje já é dia 15. Dezembro está na metade e o natal é semana que vem. Mas a cidade continua escura e tristonha. Meu afilhado me informa, neste exato momento, que as árvores já começaram a aparecer, p. ex. na Duque (claro), mas ainda não vi. O sentimento de tristeza permanece.
Que desgraça um (des)governo que mata até a tal magia do natal!

2 comentários:

Fábio Cavalcante disse...

É, aqui é Gotham City! É muito triste andar pelas ruas de Belém.

Yúdice Andrade disse...

Caro Fábio, sinistra a comparação com Gotham City. Mas faz sentido. O pior é que aqui não temos o Batman. Só o Duas Caras.