sábado, 1 de dezembro de 2007

Redescobrir a cidade

Em minha reunião de colegiado de curso, esta manhã, escutei algo de que gostei muito e que agora compartilho.
O professor de Direito Constitucional, Dr. Daniel Cerqueira, que já morou em algumas cidades do Brasil, estabeleceu-se no começo deste semestre em Belém e chegou à conclusão de que é a cidade mais bonita em que já viveu. Falou da beleza do ambiente. O interessante é que ele leciona também Direito Urbanístico, por isso tem uma olhar especialmente voltado para a contemplação do meio ambiente urbano.
Ele declarou ter passado um trabalho para suas turmas, aproveitando o fato de que o Plano Diretor Urbano de Belém está (há tempos) sob processo de revisão, na Câmara Municipal de Belém (infelizmente lá, mas é o foro competente... Fazer o quê?).
Relatou ainda o colega que, ao falar das muitas coisas boas de Belém, notava como os alunos ficavam aborrecidos e rejeitavam as suas colocações. Compreensível. Quase todo belenense tem uma verdadeira quizira por falar mal daqui. Parece uma obrigação. Tinha toda a razão a banda Mosaico de Ravena em seus versos: "chega das coisas da terra / que o que é bom vem lá de fora".
Mas após o trabalho, tais alunos começaram a enxergar a Belém que existe por trás dos problemas e descobriram gostar da cidade. Quem sabe alguns até tenham descoberto amá-la.
Cerqueira me deu um testemunho de algo em que sempre acreditei: quem se despir de seus rancores e preconceitos, e se dispuser a olhar a cidade de Belém com atenção, com olhos de ver e ouvidos de escutar, certamente se apaixonará por ela. Não acredito que isso funcione só comigo e com os de fora, quando aqui se radicam.
De repente, parece-me claro porque nossa cidade tem tantos problemas e nenhuma solução: seus filhos não a conhecem, muito menos a amam. Por isso, não se importam. Só reclamam e tacam pedras.
Na minha insistência em manter a esperança em algumas coisas, continuarei acreditando que amar Belém, com senso pragmático, claro, pode fazer toda a diferença, para uma vida com mais qualidade e tranquilidade.
Obrigado, Cerqueira.