terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Sucesso paraense em Minas Gerais

O Liberal de hoje noticia hoje o sucesso de uma empreitada genuinamente paraense em terras mineiras. Trata-se da ópera infanto-juvenil "O viajante das lendas amazônicas", exibida no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, no último dia 27, para uma plateia basicamente de estudantes.

O espetáculo é um resultado da Fundação Amazônia de Música, coordenada pela conhecida Profa. Glória Caputo, e patrocinada pelo projeto Vale Música. Por meio dele, crianças carentes têm acesso à mais bela das artes e podem até sonhar com uma carreira artística. Os participantes, de outra forma, talvez não tivessem oportunidades de conhecer um outro Estado ou, até, de viajar de avião.

Baseada num poema de João de Jesus Paes Loureiro, a ópera foi musicada por Serguei Firsanov e conta a história de um canoeiro de Abaetetuba em viagem para Belém, que no caminho dá carona a um curumim, pedindo que a criança lhe conte histórias sobre a região. Dentre as lendas narradas estão a do uirapuru, a da criação dos insetos e a do tambatajá.

É de se louvar a iniciativa, além do espetáculo assim. Ele marca o sucesso de uma grande empreitada, além da dedicação da Profa. Glória e do esforço dos envolvidos, dentre eles meu cunhado, José Agostinho da Fonseca Jr., que é um dos professores do projeto.

Minhas homenagens a todos os envolvidos no espetáculo, na torcida para que outras boas notícias como essa cheguem — e logo.

PS — Um adendo triste. Foi o figurino desse espetáculo que a costureira Núbia produziu antes de ser estupidamente assassinada, ao sacar o pagamento do cachê (postagem do dia 23 de novembro).

Nenhum comentário: