sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Amaldiçoado!

Foi agorinha, em torno de 13h10. Parei meu carro em frente ao Banpará da Av. Nazaré, próximo à 14 de Março. Minha esposa saltou para entrar na agência e fazer um saque. Eu tinha acabado de dizer que daria uma volta no quarteirão, para evitar problemas com multas. Mas minha esposa está grávida, vocês sabem. Fiquei esperando que ela entrasse na agência antes de sair. Nesse instante, um senhor passou ao meu lado e me fez um sinal. Não compreendi e olhei pelo retrovisor para saber o que ele estava apontando. Um agente de trânsito estava a uns dez centímetros da traseira, anotando a minha placa. Nem sei de onde ele brotou. Abri minha janela, pus o braço para fora gesticulando, além de buzinar algumas vezes. Ele fingiu não ter percebido e foi embora, rapidamente, decerto regozijando-se com mais uma multa bem aplicada.
É a mesma cantilena de sempre. Se tivesse me abordado, que é o dever educativo do agente de trânsito, eu teria ido embora (eu iria mesmo, sem que ninguém mandasse!) e nenhum problema ocorreria. Mas esses sociopatas fardados não sabem o que é educação, porque não possuem nenhuma, e seu único propósito é multar indiscriminadamente. Quer dizer, não tão indiscriminadamente, porque a picape com quatro policiais da ROTAM armados de fuzis — bem na minha frente, e que estacionou para valer, pois nem o motorista permaneceu em seu interior — foi sumariamente ignorada.
Portanto, cá estou, multado e, a meu ver, pela terceira vez injustamente. Recapitulando: na primeira, meu carro foi trancado por um sujeito parado em fila dupla, quando eu, de ré, tentava sair do estacionamento de um banco. Fui multado por parar em fila dupla — eu, que abomino tal prática! Na segunda, carros à minha frente pararam de repente, no meio do cruzamento, forçando-me a parar. Fui multado por avanço de sinal — eu, que iniciara a manobra no verde! E agora isto.
Sr. agente de trânsito que às 13h10 de hoje cumpria a sua quota na Av. Nazaré com 14 de Março, o senhor é um moleque, um crápula, um irresponsável e um tremendo filho da puta! Desejo, do fundo do coração, que seus dias sejam abreviados sobre a Terra.
Sei que, ao final, sofrerei essa penalidade, porque algum outro filho da puta inventou que agente de trânsito tem fé pública e todo mundo acreditou. Mas, desta vez, decidi ter trabalho. Todo o trabalho que seja preciso.
Molequinho, esta história não acaba aqui.

10 comentários:

Anônimo disse...

Professor,

Compartilho com você essa indignação diante das atitudes dos agentes de trânsito, e contra a comissão de CTBel, se é que isso existe, pois não conheço e nunca ouvi falar em algum caso em que o motorista tenha tido um parecer favorável ao recorrer por uma multa aplicada indevidamente.

Abs.

Anônimo disse...

Caramba, Yúdice! Às 13h10 de hoje eu tinha acabado de sair daquela agência do Banpará. Não vi o lamentável episódio.

É uma pena que os guardas de trânsito estejam preocupados apenas em multar, multar e multar. Se tivessem uma atitude educativa, certamente evitariam muitos acidentes.

E não muito longe dali, na 14 de Março (entre Nazaré e José Malcher, pouco antes do supermercado Nazaré) um guardinha fica escondido todo santo dia atrás da mangueira, só multando.

Reflexos de uma sociedade perdida, onde o ter vale mais do que o ser.

Em tempo: parabéns pelo bebê que está a caminho. Sou pai de um garotão de 1 ano e sei o quanto é maravilhosa essa experiência. Aliás, é indescritível.

Um abração e Feliz Natal!

Adelino Neto
COISAS DE BELÉM
http://www.coisasdebelem.blogspot.com/

Unknown disse...

Nossa!
Um tempo ausente e quantas novidades!

Parabéns pelo filhote!!!:D

Em relação à multa, não sei muito bem se expressão que define o post é a mais adequada, haja vista que isso já é tão comum que chamaria, sim, de abençoados os que não passaram por isso...

Recentemente chegou uma multa lá em casa, ou melhor, duas!
Uma às 3:05 da manhã (isso! Da manhã!) por trafegar a 68 km/h onde era tolerado trafegar a 67km/h. E outra, pouco adiante, às 3:09, na mesma via, a Augusto Montenegro.

Fiquei muito chateado (pra não dizer outra palavra! hehe).

Além do senso comum, fico pensando (pois não deixa de ser uma pena)nos princípios do D. Penal, e fico mais mordido ainda!

qual o sentido de se punir uma pessoa duas vezes por um mesmo ato (depende do ponto de vista é claro, mas mesmo assim, encare como "continuado").

enfim...

dá vontade de explodir o DETRAN-PA (de preferência com algumas pessoas dentro)*





* Brincadeira!

ps: vai que alguém faz isso mesmo, o que não é muito difícil. Vão bater lá em casa!

Yúdice Andrade disse...

Assis, você é o filho da Profa. Ana? Da minha professorinha do primário? Que legal! Muitos abraços nela. Avise sobre o neto que ela terá, por favor.
Quanto ao seu comentário, só conheço uma pessoa que teve sucesso num recurso desses. Mas ela era vereadora da base de sustentação do prefeito, nos tempos do Edmilson. Acho que não conta.

Adelino, essa experiência não serviu nem para eu te dar um abraço pessoalmente. E se formos listar todos os abusos ou omissões da CTBel que podem ser vistos diariamente, gastaremos o resto do dia.
Quanto ao filho, se tens um, sabes melhor do que eu como é viver tudo isto. Abraços.

Carlos, amaldiçoado não sou eu, e sim o fuleirinho podre que me multou. No mais, vale lembrar que na Augusto Montenegro o limite de velocidade é de 60 Km/h, mas a multa só é imposta se você exceder a 67 Km/h. Passando a 68, fica difícil ignorar, mesmo parecendo pouca coisa.
O pior naquela vioa é que existem muitos sensores, sabemos onde mas não exatamente, o que nos leva a ficar procurando um saco. Lamento o ocorrido, mas o problema aí não do DETRAN e sim da famigerada CTBel. Tudo bem, que explodam os dois.

Frederico Guerreiro disse...

Yúdice, quer dizer então que tu conheces alguém que ganhou um recurso contra multa da CTBEL? Me prova isso, mano!?
Contudo, vá fundo no recurso. Espere primeiro a notificação que chegará pelo correio, daí abrir-se-á o prazo para o recurso (se não me engano, trinta dias a contar do recebimento). Atenção também para o inciso II do art. 281 do CTB e na Resolução 149. O órgão ou entidade de trânsito tem 30 dias da data da infração para EXPEDIR a notificação da AUTUAÇÃO. Significa dizer que serão maiores as chances quando houver erro do órgão encarregado pelo lançamento. E blá-blá-blá...
Quer saber? Vejas se há alguém que possa resolver a coisa lá por "dentro" mesmo, por que eu aposto que tu vais ganhar é aborrecimento e perda de tempo. Verás que pagar sai mais barato.
Sabes que já fui assaltado dessa forma, também. Por isso, vejo que cai bem a expressão usada para as mães dos guardinhas de merda. De qualquer forma, sempre que puderes, anote o nome do safado, que o mundo dá muitas voltas. Eu jamais esquecerei o ladrão que me multou na P. Alv. Cabral: JOUBERT VERMES DA BOSTA. Entrei até com reclamação e pedido de abertura de inquérito administrativo na GM, mas adivinhe? Mandaram-me um ofício alegando que "após a oitiva do servidor, não foi constatada nenhuma irregularidade em sua conduta", ora pois. Oitiva? Fala sério!!! Nenhum presta.

Anônimo disse...

Certa vez me perguntei se esses "guardinhas" (no pior sentido da palavra) receberiam alguma comissão pelo número de multas!

Yúdice Andrade disse...

Meu amigo Fred, estou convicto de que este caso terminará como terminam todos os demais. Não tenho ilusões quanto a isso. Mas estou a fim de dar trabalho, de aborrecer, de fazer alguém sair do seu lugarzinho. E, sim, quero saber o nome desse desqualificado.

Na época do Edmilson, Laila, dizia-se que eles tinham uma quota de multas diárias. Era mentira, alimentada pelos próprios vereadores de oposição e pelas ORM. Temo, porém, que isso seja daquelas profecias auto-realizáveis. De tanto que se falou nessa comissão, talvez ela já exista, mesmo. O que mais explicaria esse denodo todo em multar?

Caro anônimo que me repreende por eu haver consignado a expressão "filho da puta" no meu texto: tenho uma convicção pessoal de que não precisamos ser diplomáticos o tempo inteiro. Há momentos em que as emoções podem ser postas em primeiro nível. Não retiro o que escrevi e minha condição de professor não altera isso em nada. Não leciono para crianças; meus alunos são crescidos o suficiente para entender o contexto e não ficarão um milímetro melhores ou piores por causa do que escrevi. Em sala de aula, claro, há uma postura a ser preservada e eu a respeito criteriosamente. Mas aqui é minha casa virtual. Quem não estiver satisfeito é só procurar outras páginas na internet. Há algumas floridinhas, coloridinhas, cheias de estrelinhas e beijinhos. Podem ser mais apropriadas aos espíritos suscetíveis.
Abraços de feliz natal.

Aldrin Leal disse...

Sabe o que acho que falta, Yudice?

Vigiar a turma. Outro dia, resolvi brincar de ligar a câmera do celular e flagrar dois "vermelhinhos" passando através de um carro que estava estacionado irregular no Aeroporto.

Também me admiro de ver os mesmos atravessando fora da faixa. Peraí, eles são senhores da palavra e são os primeiros a quebrá-la. Não, não é correto.

Porque não montamos um movimento destes? Posta no Youtube. Mostre o que você julga errado e os outros irão julgar. E deixe *ELES* se explicarem. Defina a sua agenda. Afinal, foi assim que eles se estabeleceram. Vamos dar o troco!

p/S: Mas nesse caso, acho que, a exceção do 'dever educativo' (pô, foi o PT que montou. Desde quando o PT quer educação?), a multa procedia. Mas, por favor, ignore minha opinião. Sou apenas um divergente.

Aldrin Leal disse...

Ah, pra constar:

Mandava a Capitã Nascimento chegar e dizer:
"-Tira essa roupa preta que tu não é vermelho. Tu é muleque, mu-le-que!"

Anônimo disse...

Ele mesmo, foi intuição por conta do sobrenome?
Eu já havia comentado com ela o estado "grávido" de vocês, fato que encarou com felicidade, agora vou transmitir a ela suas próprias palavras, tenho certeza que ficará muito mais feliz e honrada.
Muito obrigado pela consideração e Boas Festas, infelizmente o Natal já passou, não tive como lhe desejar que fosse ótimo, mas tenho certeza que deve ter sido um dos mais importantes da sua vida, assim como os próximos que virão. Afinal, neste Natal, papai Noel deixou seu presente antecipadamente.

Felicidades!!

PS: assiscoutinho@yahoo.com.br, talvez não queira tornar nossa conversa pública =)