sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Rosnando

Rosnam os finados tucanos e suas muitas viúvas, com certeza. O motivo é o filme publicitário de final de ano do governo do Estado do Pará. Belas imagens, tendo ao fundo um jingle para lá de óbvio, com o insuportável regionalismo de sempre, aquela coisa de compor citando nomes de frutas e pontos turísticos. Uma letra banal e cansativa, mas palatável se você faz o gênero bairrista. Muito bairrista.
O problema mesmo é o ritmo brega do jingle, capaz de escandalizar os tucanos, com sua habitual aversão a popularismos. Agora o governo do Estado usa a linguagem do povão para impor a sua marca. Coisa de petista. Se bom ou mau, não sei. Como não gosto de brega, achei o filme, no geral, bem ruinzinho. Ainda mais pelo estilo da cantora: Gaby Amarantos, com certeza, pois é ela que adora rosnar enquanto canta, talvez uma inspiração distante de Elza Soares.
Novos tempos, sem dúvida. Uma coisa, porém, devo apontar como positiva e aí tanto o publicitário quanto o governo estão de parabéns: em momento algum aparece a cara da governadora ou de qualquer político. O filme é impessoal. Como deveria ser toda publicidade supostamente institucional (porque no governo não existe publicidade estritamente institucional).

2 comentários:

Frederico Guerreiro disse...

Gostei. Rosnar enquanto canta. Caiu como uma luva. So falta latir.

Yúdice Andrade disse...

Achei que era uma comparação apropriada, amigo.