quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Patrimônio

O jornal O Liberal de hoje dá duas boas notícias para Belém: a reinauguração do prédio onde funcionou o Central Hotel e o começo das obras de restauração da "Casa Rosada", na Cidade Velha. Com isso, a cidade fica mais bonita, ao resgatar o seu patrimônio histórico.
O prédio do antigo Central Hotel causou polêmica no início dos trabalhos, devido a acusações de que seria descaracterizado em seu novo uso (uma grande loja de departamentos). Chamada a intervir, a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Público, por meio do promotor Benedito Wilson Sá, que conheço pessoalmente e sei tratar-se de pessoa íntegra e comprometida com a causa ambiental, em poucos dias declarou não vislumbrar nenhuma ameaça ao patrimônio. As obras foram retomadas.
Agora, não vejo motivo para duvidar das declarações prestadas pelo famoso arquiteto Aurélio Meira, responsável técnico pela obra, que garante terem sido preservadas todas as linhas originais do prédio, inclusive com o resgate de elementos já danificados, porque o edifício se encontrava em franco processo de depauperação. A fachada já provoca um embelezamento imenso na paisagem hoje desagradável da Av. Presidente Vargas. Com a iluminação natalina, então, fica comovente.
Quanto à "Casa Rosada", os trabalhos estão apenas no começo. Quando concluídos, Belém não terá apenas um prédio histórico de volta: ganhará, ainda, um centro cultural, coisa de que precisamos muito aqui na província.
É, Belém está mais bonita e com indicativos de ficar ainda mais. Só assim mesmo para eu entrar numa C&A: vou conferir a beleza do prédio!

Acréscimo em 5.10.2011
A restauração da "Casa Rosada" não saiu do papel. Se fizeram alguma coisa por lá, o fato é que o prometido centro cultural jamais foi aberto. Mais uma promessa de governo não cumprida e, agora sob outra gestão, isso se torna ainda mais improvável.
Quanto à C&A, até hoje não entrei no prédio.

Nenhum comentário: