terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Notitia criminis

Ocupantes de um carro Honda, prata, chapa JTZ-4854, lançaram bombas, sábado passado, às 4h30 da manhã, sobre dois mendigos que dormiam na Oswaldo Cruz, próximo da Presidente Vargas.
Repórter 70, hoje

Segundo a lei, em se tratando de crime de ação pública — como, p. ex., uma tentativa de homicídio —, deve a autoridade policial tomar a iniciativa de investigar o fato mesmo sem ser especificamente provocada para isso, bastando que tome conhecimento do fato.

Pois bem, o jornal já deu a notícia. Alguém pode me informar se o ocorrido já está sendo investigado, considerando sobretudo que temos a placa do carro dos meliantes? Ou teremos que esperar mais um Galdino Jesus dos Santos, antes que as autoridades façam alguma coisa?

Glossário:

1. "Meliante": pessoa pobre acusada de cometer crime, mesmo que seja inocente. Quando o delito é cometido por alguém com dinheiro suficiente para dirigir um Honda, é apenas um jovem sem opções de lazer tentando se divertir.

2. "Galdino Jesus dos Santos": nome cristão do índio pataxó confundido com um mendigo e, por isso, queimado vivo em Brasília, em 1997, por jovens sem opção de lazer tentando se divertir.

6 comentários:

Sergio Lopes disse...

A sociedade esta cansada deste tipo de situação, o bandido pobre do Bengui é marginal e deve ser preso , o bandido rico de Nazaré é problemático e deve ser tratado por psicologo. Falta muito para a verdeira democracia pregada na carta magna "todos são iguais perante a lei" chegue ao nosso Brasil. Aqui alguns são mais iguais que outros.

Frederico Guerreiro disse...

Presumo que não. Mendigo não tem agrado para dar à polícia.

Yúdice Andrade disse...

Amigos, os comentários são desalentadores. Mas o meu sentimento não é outro. Que pena. Para todos nós.

Yúdice Andrade disse...

Caro anônimo, agradeço sua atenção à postagem. Infelizmente, você há de convir que não me compete divulgar os nomes dos envolvidos porque, não tendo como comprovar a afirmação, poderia ser responsabilizado por uma acusação criminal. Lamento, portanto, não poder publicar seu comentário. Só fiquei curioso quanto aos meios pelos quais você obteve informações detalhadas.
No mais, não são ricos, com certeza. Aqui em Belém, praticamente não há ricos. O que não falta é gente querendo parecê-lo. Abraço.

Anônimo disse...

Égua! A divulgação da placa do veículo já não é uma acusação? Quanto aos meios, sou fiel as fontes...
Mas admiro sua cultura e educação.

Sou seu fan!

Yúdice Andrade disse...

De fato, meu caro, a placa já é um elemento identificador, mas quantas pessoas poderiam reconhecer o tal carro? Além do mais, a divulgação foi feita pelo jornal, com um âmbito de disseminação infinitamente superior ao deste modesto blog. Apenas reproduzi a notícia sem modificá-la, acrescentando o meu protesto.
Quanto às fontes, faz bem em protegê-las. No mais, noto que você também é muito educado. Aprecio o nosso debate. Abraços fraternos neste natal e volte sempre.