quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Herois

Segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss, "heroi" é um vocábulo que comporta, dentre outras, as seguintes acepções: "indivíduo notabilizado por seus feitos guerreiros, sua coragem, tenacidade, abnegação, magnanimidade etc." e "indivíduo capaz de suportar exemplarmente uma sorte incomum (p.ex., infortúnios, sofrimentos) ou que arrisca a vida pelo dever ou em benefício de outrem". Portanto, parece apropriada a lista de herois feita pelo G1, a fim de mostrar os anônimos que se notabilizaram por seus grandes feitos em 2007.
Tem menino de 9 anos, vestido de Homem Aranha, salvando um bebê. Tem avô lutando por meia hora com uma sucuri, para libertar o neto de 8 anos. Tem estudante mordendo um pit bull para resgatar o irmão, também de 8 anos. Tem militar abrindo com a mão a mandíbula de rottweiler (mordida mais forte entre os cães), a fim de soltar uma menina de 3 anos abocanhada na nuca. E tem gente que se arrisca até por desconhecidos.
Situações extremas levam a atitudes extremas. Mas nem sempre. Nem todo mundo possui esse altruísmo elevado, a ponto de por em risco a própria vida, em benefício alheio. Obviamente, ninguém deve sair por aí procurando grandes feitos. Mas penso que se deva homenagear quem o fez.
Felicidades em 2008 para os fantásticos seres humanos comuns que se importam com o semelhante.

Nenhum comentário: