segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

O mistério do Portinari

O Edifício Portinari é tido como um dos endereços mais requintados de Belém. Tem seus méritos: prédio antigo tem apartamentos amplos; localização privilegiada, de cara para a Praça da República. Conheço gente muito boa que mora lá.
O prédio ontem foi atingido por um incêndio no 23º andar, supostamente quando uma senhora idosa se encontrava sozinha. O fogo se alastrou rapidamente, pondo em perigo a vida dos moradores, que precisaram fazer uma evacuação rápida. Após a situação ser controlada, a imprensa tentava fazer o seu trabalho, mas se chocou com a reação dos moradores. Eles não permitiam a entrada dos jornalistas nem que fossem feitas imagens. Houve agressões verbais e até mesmo físicas, de pouca monta porque, felizmente, a turma do deixa disso interveio.
Não conheço detalhes do caso, por isso emito aqui apenas mais um de meus arbítrios, assumindo o risco de os jornalistas terem cometido algum abuso (o que não seria novidade), despertando a fúria dos condôminos. Nada sei sobre isso e as imagens que vi na TV não o sugerem. Vi apenas os moradores indignados. Tudo bem, estava todo mundo nervoso, compreensivelmente. Não é todo dia que se corre o risco de perder a casa com tudo dentro. E, claro, ali é propriedade privada, o que precisa ser respeitado. Mas para que a agressão?
O que temem os sedizentes ricos de Belém, afinal? Quando assaltaram o Atalanta, uns tantos nem registraram ocorrência. O motivo, comentado na época: não ter que declarar publicamente o que fora roubado. E por que eu não poderia declarar um patrimônio legitimamente conquistado?
Gostaria de entender a irritação dos moradores do Portinari. Temiam ser expostos? Mas em que sentido? Era só vergonhazinha de rico, que não gosta de ser visto sem maquiagem, jóias e outros badulaques, ou há alguma coisa no prédio que não merece ser vista, tipo má conservação?
Suspeito que esta dúvida não será sanada.

9 comentários:

Anônimo disse...

esse é o ap da minha avó. eles estavam estressados pq o predio podia pegar fogo.
vc gostaria de perder tdo que vc tivesse ....achoq ue nao isso esplica o estresse.

Anônimo disse...

Yúdice, o mais interessante é que a imprensa, ao denunciar as falhas do edifício e a má administração do condomínio, poderia ajudar os próprios moradores a evitar incidentes futuros.

Pra mim, isso é frescura de rico. Nada mais.

Adelino Neto
COISAS DE BELÉM
http://www.coisasdebelem.blogspot.com/

Vladimir Koenig disse...

Deve ter sido um ataque típico de quem é rico (ou parece ser!) e acha que tudo tem que ser exatamente como querem. É certo que têm o direito de preservar a intimidade, mas também é certo que a civilidade e o respeito ao próximo deve existir sempre, inclusive entre os abastados.
O que acho mais legal é que a maioria dos ricos e famosos de Belém (e do mundo) adora abrir sua intimidade (inclusive do lar) para a Troppo (ou Caras ou qualquer outra revista de fotos com poucas letras) mas odeiam quando ela pode ser associada a coisas pouco glamorosas.
Será que aparecer despenteado no jornal é caso de quebra de decoro e expulsão da Assembléia Paraense (o clube social)???
Abraços,
Vlad.

Yúdice Andrade disse...

Eu entendo o estresse, anônimo. Tanto que mencionei no texto. O que questionei foi a intensidade da reação, partindo do pressuposto que os jornalistas não tenham cometido nenhum abuso. Até aqui, não tomei conhecimento de nenhum.
Espero que tua avó esteja bem e que os prejuízos não tenham sido grandes demais. Paz para toda a família.

Não cheguei a mencionar, Adelino, mas também pensei nisso: uma boa reportagem poderia revelar mazelas que, se corrigidas, tornariam a vida de todos melhor. Mas aqui cabe concordar também com o Vladimir, os pressupostos ricos morrem de vergonha desse tipo de exposição. Como se alguém precisasse ter vergonha de ser vítima de um acidente.
Ou será que existe, de fato, algo no prédio que não deva ser visto?
Mistééééério...

Frederico Guerreiro disse...

Não é mistério, Yúdice. O problema é que é um prédio com um apartamento por andar, sem corredores, pelo menos no elevador social. Então, ver o quê? Que peguem suas tele-objetivas (?) e fotografem lá de fora. Tem um hotel bem atrás.
Há momentos que a imprensa macabra só quer sensacionalismo, o que não vai ajudar em coisa alguma. Se querem denunciar falta de fiscalização contra incêndio em prédios, que vão, antes de sinistro, lá para o centro comercial bater foto que tem prato cheio. A começar pelo prédio do jornal. Duvido.

Yúdice Andrade disse...

Pois é, Fred. Não sabemos se os jornalistas quiseram avacalhar a casa alheia. As imagens que vi se concentravam no saguão do prédio.
Sabemos que jornalista em geral não respeita nem a mãe, mas acredito que houve excesso na atitude de certos condôminos. Mas se me disserem que os repórteres agiram mal antes, retiro o que disse.

Anônimo disse...

Opa, tudo bom? Eu moro em Brasília (não sou político, só um reles servidor do judiciário). Eu tinha até uns anos atrás um apartamento nesse Portinari. Eu estive em Belém, minha terra natal, em dezembro de 2007 e nem fiquei sabendo desse incêndio. Nem sei porque chamam de prédio de ricos. Só o que vi lá foi um prédio velho, caraquento, antiquado, elevadores péssimos, garagem sofrível, conservação péssima, condôminos inadimplentes. A única coisa boa no apê era a sala e a vista da varanda, apesar de seus 450 m². Pelo valor que eu o vendi, só consegui comprar um apto de 2 quartos e 80 m², sem garagem, em Brasília. Prédio de ricos? Só se for o Millenium ao lado. O Portinari é decadência pura! O Milennium é que é digno de ricasso.

Yúdice Andrade disse...

Das 12h31, sendo você daqui, então sabe como são as coisas na província: aqui a society come uma gozinha frita e arrota uma bacalhoada completa. Troca de carro importado todo ano, até porque o carro do ano anterior é apreendido, por falta de pagamento. Mora em apartamentos caríssimos, mas deve anos de condomínio. E por aí vai.
Não conheço esse Milennium a que você se refere. Não fica na mesma rua.

Unknown disse...

Opa Yúdice... obrigado pela resposta. Eu tinha certeza de que o edifício próximo ao Portinari (olhando de frente fica pra direita)tivesse o nome de Millenium. É um bonitão que fica na mesma rua (talvez ao lado, talvez uns 2 lotes após), curvo, construído pela Encol, acho que a fachada é azul. Eu até queria um apezinho mais novo no centro dessa cidade linda, mas com a falta de grana terei que me contentar com a boa vontade dos parentes nas minhas viagens!

Grande abraço