segunda-feira, 8 de junho de 2015

73 anos

Para a maioria das pessoas, fazer aniversário é uma questão de abrir os olhos na data certa e tentar aproveitar tudo que de melhor o dia possa oferecer. Para outras, entretanto, é o resultado de uma interminável sequência de lutas diárias, muitas delas extremas. Luta-se contra o próprio corpo e, às vezes, contra a própria alma. Luta-se contra o que parece não fazer qualquer sentido.

Hoje, minha mãe completa 73 anos de idade. A foto ao lado é do ano passado, porque hoje em dia ela está mais fraquinha e não gosta de se ver assim. De lá para cá, muita coisa aconteceu. Muita coisa mesmo. Contudo, entre inventariar esses episódios e me concentrar no fato de que estamos aqui, com nossa mãezinha, opto pela segunda alternativa. Em parte inspirado pelas belas palavras que meu irmão escreveu mais cedo.

Estamos juntos e continuaremos lutando um tanto a cada novo dia, venham eles como vierem. Porque estamos aprendendo que viver é persistir e ter coragem, mesmo quando nos falta uma coisa e outra. E precisamos seguir o exemplo desta mulher que todo dia acorda, pede forças a Deus e enfrenta o que houver para enfrentar. Vamos envelhecendo, mas ela segue nos ensinando como devemos ser, ensinando pelo exemplo, que é a melhor forma.

Feliz aniversário, mãe. Sei que as lutas do futuro serão travadas com mais convicção, porque aprendi que isso é possível. Por isso e por tudo o mais, te amo.

Nenhum comentário: