domingo, 30 de setembro de 2012

Espetacularização do Círio

Os próximos dias serão de grandes emoções, muita poluição sonora e perturbação ao trânsito, conflitos ideológicos e excesso de pessoas nas ruas. Tudo porque daqui a uma semana ocorrerão as eleições municipais e, na semana seguinte, o Círio de Nazaré.
Permitam-me um comentário relacionado ao segundo.
Tomei conhecimento de que a cantora Fafá de Belém alugou o imóvel situado na esquina da Av. Nazaré com a Quintino Bocaiúva para realizar a "Varanda de Nazaré". E o que vem a ser isso? Uma reunião de pessoas famosas1 de outros pontos do país, supostamente para prestigiar o Círio, outrora um evento de fé e cada vez mais um espetáculo turístico, dominado por diferentes níveis de elites que desejam aparecer. Quem ainda vivencia o Círio como experiência de fé são os religiosos (e não todos) e a gente simples, que não aparece nas colunas sociais.
Nossa querida Fafá, que mostrou ao mundo sua fé católica agarrando o Papa João Paulo II num abraço emocionado, salvo engano em 2005, poderia neste momento ser menos midiática e mais devota, evitando essa espetacularização desnecessária. Tudo bem alugar a casa e ter uma visão privilegiada. Mas por que não convidar visitantes que venham aqui movidos especificamente pela fé? E se o objetivo for mesmo a fé, que tal fazer isso em estado de oração, com recolhimento e serenidade, evitando os holofotes da imprensa?
Gosto de Fafá, adoro o Círio, tenho grande amor por Maria e, justamente por isso, preferia ver esse evento tão singular tratado com o respeito que merece. O que deveria interessar é a fé espontânea do povo.
Aliás, se o sujeito não quer conhecer o Círio das ruas, mas só o dos palanques oficiais, o dos banquetes lautos (frequentemente custeados com dinheiro público e todo mundo acha normal!), então que fique em sua casa, mesmo. Queremos gente de fé e não vendilhões do templo.

1 Odeio essa palhaçada de vips. Odeio a atual conotação da palavra celebridade. E odeio, acima de tudo, a deturpação celebs. Juro que dá vontade de meter uma voadora na cara de quem fala isso.

4 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com tudo onde eu assino.

Yúdice Andrade disse...

Considere assinado!

Anônimo disse...

Caro Yúdice

Concordo com tua posição. Com o devido respeito que as religiões merecem, e observando a evolução do Círio nos últimos 23 anos, acho que a cada ano o Círio fica mais "over". A cada ano se agregam novos ritos, novas pequenas procissões, novas carreatas, motocicleatas, cameloatas,cachoerreatas, etc, etc.

Acho absurdo que os órgãos públicos parem de atender ao público sob o argumento de que a "santinha" está ali fazendo uma visita. Ora, ora, ora.
Separemos o Estado da Igreja .

O exemplo da Fafá é salutar. Na realidade, as pessoas querem aparecer e defender os seus próprios interesses.

Tem até uma dondoca que mora no Rio de Janeiro e, a cada Círio, vem a Belém e "abre" as portas da sua casa, ali na Nazaré, pertinho da Praça da República e fica, toda plastificada, dando tchauzinho pro povo. Bonito, né?

Deputados e senadores trazem seus convidados(passagem paga por quem?), as várias entidades profissionais e de classe(a magistratura incluída) fazem seus "seminários" na semana que antecede o Círio(passagens pagas por quem?) .

Só lembrando : a Fafá, tempos desses, participou de um show beneficiente, no qual recebeu um cachê de R$ 38 mil, sendo que foram arrecadados somente 685 kg de farinha, já que o ingresso era 1 kg de farinha. Com o valor do cachê pago a ela, os organizadores poderiam ter comprado 18 toneladas de farinha. Será que não lhe dói a consciência?

Assim, concordo com você quanto ao respeito que a manifestação do Círio merece. Mas que virou uma maquininha de grana e promoção para muitos, lá isso virou.

Pessoas que passam o ano todo fora de Belém, jamais abrindo a boca para criticar ou propor alguma coisa, a quando do Círio aparecem todas serelepes, dando entrevistas, gravando cantorias, fazendo shows caça-níqueis, etc, etc.

Quye venham também durante o restante do ano. Belém sempre as receberá bem.

Kenneth Fleming

Anônimo disse...

Pior são os colunistas deslumbrados que alimentam essas babaquices!