domingo, 31 de agosto de 2014

O blog chega aos 8 anos

E não é que este pequeno blog conseguiu durar até completar, hoje, oito anos? Se bem que "durar", no contexto atual, soa meio irônico. O declínio começou em 2012, quando iniciei o mestrado e o turbilhão tomou conta de minha vida. Existe também a concorrência do Facebook, onde postamos textos mais para promover reações mais rápidas de algum público. E como sabemos, no mundo da internet, há muito impulso: certas ideias que nos ocorrem, se não extravasadas instantaneamente, tornam-se desinteressantes para nós mesmos.

Reservo para o blog opiniões que procuro desenvolver um pouco melhor, mas isso pede checar a informação, procurar fontes, fundamentar o pensamento. Ou seja, toma tempo. E tempo se tornou um artigo de luxo para mim, no último biênio. Sem falar em graves preocupações, notadamente a saúde de minha mãe, que me deixou sem ânimo para essa faina.

Mas estamos aqui. Aos trancos e barrancos, respirando por aparelhos que seja, o blog completa mais um ano de vida. Segundo percebo, a fase áurea dos blogs já passou. A menos que você faça humor ou escreva sobre tolices como moda ou astrologia, a maior parte do público não quer mais saber de blogs. As redes sociais se impuseram, provavelmente por serem locais onde você apenas lança suas opiniões, sem refletir, sem aprofundar, sem justificar. Sinais dos tempos. Quem persiste, fica arbitrando assim como eu, o mais das vezes só para mim mesmo; ou então publicando o link da postagem no Facebook, para atrair um pouco mais de atenção. Às vezes funciona.

Seja como for, gosto de pensar que o blog chegou até aqui. Se Deus quiser, terei mais tempo e cabeça para escrever alguma coisa que sirva para alguém, além de mim mesmo. E mais do que nunca, deixo um abraço forte para aqueles que ainda passam por aqui. Quem sabe os tempos vindouros nos reservem coisas boas.

3 comentários:

Ramon Bentes disse...

Não desista professor. Se são poucos, não sei, mas os que acessam o Arbítrio buscam formar opinião com base. Como não íntegro as outras redes (Twitter, Facebook etc) sinto falta das atualizações e lamento o esvaziamento de blogs como o Flanar, através do qual 'linkei' o Arbítrio.
Espero que algo o motive a continuar.
Parabéns e enquanto o escriba se manifestar eu estarei aqui, acompanhando diariamente.

Ramon

André Uliana disse...

Amigo Yúdice,

Parabéns pelo aniversário do seu blog.

E dou estes parabéns, não apenas pelo tempo de "vida" do blog mas, principalmente, por seus dias bem vividos.

Continue firme, que vale a pena.

Anônimo disse...

8 anos de um blog de qualidade. Parabéns. E que venham outros tantos. Nossa "intelligentzia" não pode limitar-se às 140 palavrinhas do Twitter ou aos kkkkkkkk do facebook.
Abraços
Kenneth