segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Utilidade pública: os dentes do seu bebê

Clínica Odontológica do Cesupa oferece tratamento para bebês


Mais de 300 pacientes já foram atendidos
Desde agosto de 2002, a Clínica Odontológica do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) oferece atendimento especializado a bebês de 0 até 3 anos. Os atendimentos fazem parte da grade curricular do curso de Odontologia do Cesupa na disciplina ‘Unidade Odontológica Infantil’. As atividades são feitas pelos alunos do 10° semestre do curso, sempre com o acompanhamento de professores.

Atividade pioneira
A primeira universidade a instituir a Odontologia para bebês no Brasil foi a Universidade Estadual de Londrina (UEL), no estado do Paraná. Após realizar diversas pesquisas na área de Odontologia infantil, a UEL constatou que o atendimento deveria iniciar antes do primeiro ano de vida do bebê para evitar a manifestação da cárie. A Odontologia para bebês foi reconhecida como um direito de cidadania na 2ª Conferência Nacional de Saúde Bucal realizada em Brasília em 1993. No Pará, o Cesupa foi a instituição pioneira em incluir o atendimento para bebês de 0 a 36 meses já no curso de graduação. Segundo a professora Dóris Miranda, uma das orientadoras da clínica da universidade, a disciplina de atendimento infantil só era ofertada em cursos de pós-graduação.

Número de atendimentos
O número de atendimentos de bebês na clínica chega a cerca de 352 pacientes desde o início do funcionamento em 2002. Deste número, 295 bebês estavam recebendo pela primeira vez um serviço Odontológico e 19 bebês já apresentavam a cárie instalada. Segundo a professora Dóris Miranda, as principais causas de cárie em bebês é a higiene inadequada e a introdução do açúcar na alimentação da criança.  

“Ao invés de aguardar que a criança procure o serviço já com a cavidade de cárie, é importante que a gente se antecipe a esse problema, então antes de aparecer com esse problem, a criança já precisa receber esse atendimento.”, ressalta a professora Dóris Miranda, alertando para os cuidados com a prevenção da cárie.

Serviço
O atendimento para bebês na Clínica Odontologia do Cesupa é feito todas as quartas feiras, de 8 até 10 da manhã. O agendamento para consultas é realizado diretamente na clínica que fica localizada na travessa Nove de Janeiro, nº 927 entre José Malcher e João Balbi. Outras informações podem ser obtidas nos telefones 3266-2041 e 3266-2044.

Texto de Igor Augusto com supervisão de Lali Mareco

Fonte: http://www.cesupa.br/saibamais/informe/informe.asp?Cod=2641&tipo=nota

Nenhum comentário: