segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Bamburrando

Comemorando o seu aniversário, o caderno de negócios do jornal Diário do Pará aproveitou a tiragem do Círio para se apresentar em nada menos do que 90 páginas, sendo que 8 delas da Prefeitura de Belém, ou seja, matéria paga com dinheiro público para fins de nítida glorificação do prefeito-desastre.
Sabemos que "publicidade institucional" neste país é balela. Mas a lambança com tanta publicidade de página inteira deveria ser investigada porque, afinal de contas, não é por aí que se justificaria, num mundo sério, o uso de recursos públicos com fins de divulgação.
Mas já sabemos por onde isso vai.

***

Na mesma coluna, noticia-se que o Hospital da Beneficente Portuguesa vai construir um novo prédio, que se ligará ao antigo através de uma passarela sobre a Rua Boaventura da Silva.
Gostaria de lembrar que a passarela ligando o edifício-estacionamento da Assembleia Paraense a sua sede só agradou aos beneficiários. Obviamente, o clube não teve nenhuma dificuldade em conseguir as autorizações necessárias para levantar o mondrongo, que felizmente enfeia uma rua secundária. Na inauguração, o prefeito-desastre estava lá, para bajular o clube de elite. No entanto, quando a mesma coluna de negócios anunciou que o Hospital Porto Dias também queria construir uma passarela sobre a Av. Mauriti, também para interligar suas unidades, houve reação.
Profissionais da área de Urbanismo criticaram a iniciativa, encarada como uma agressão à cidade. Temia-se, inclusive, que o privilégio da AP virasse moda. Coincidência ou não, o hospital desistiu e não se ouviu mais falar da tal passarela. Agora é a Beneficente Portuguesa que puxa da manga a mesma alopração.
Retomo, então, a discussão: vamos permitir que todo empreendimento privado construa passarelas sobre as ruas da cidade, para sua própria conveniência? É essa a cidade que queremos?

6 comentários:

caio disse...

O senhor viu a propaganda da inauguração do pórtico? Narrador e o Dudu afirmam categoricamente que a importância da obra justificava toooooodo o tempo necessário para a construção, sem mais...

Anônimo disse...

TEM TAMBÉM A PASSARELA SOBRE A SÃO PEDRO, LIGANDO O PÁTIO BELÉM AO ESTACIONAMENTO QUE SERÁ CONSTRUDO NA AREA DA VISÃO

Anônimo disse...

Na matéria sobre o Pórtico Metrópole, o título principal informa que trata-se do novo ponto turístico de Belém. É muita babaquice pra uma prefeitura só!!!

Belém não é um ovo só em dimensões geográficas, não. É um ovo também na mentalidade de quem elege um crápula desses!!!

Frederico Guerreiro disse...

O problema é que Belém, em pouco tempo, vai precisar construir seu 2º andar. Desde que seja uma cidade em que não se precise colocar os pés no chão, junto aos pés descalços, essa é a cidade que os belenenses querem.

Yúdice Andrade disse...

Caio, se o nojento aparece na tela da TV, fecho os meus olhos e me distraio o máximo que posso para não escutar.

Verdade, das 22h19. Não me lembrei dessa na hora em que escrevi o texto, mas sei que essa passarela também foi aventada.

De pleno acordo, das 11h40.

Fred, seremos pioneiros, então. A primeira cidade de dois andares, com o segundo construído sobre uma laje! É o pogreço, mermão!

Frederico Guerreiro disse...

E que pogresso, ein?