quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Uma medalha e um depoimento

Extraído do perfil de Rafaela Neves, acadêmica de Direito do CESUPA e integrante do Time SIFE-CESUPA no SIFE World Cup 2011 (Malásia), no Facebook:


Hoje fizemos uma ÓTIMA apresentação no campeonato. Foi maravilhosa, a melhor que já fizemos !
Porém, NÃO passamos para a semifinal. Fomos muito elogiados por alguns jurados, competidores e organizadores, mas, não sabemos o real motivo do porquê não fomos para a semifinal. 
Bem, a nossa parte, fizemos. 
Estávamos muito felizes na apresentação e muito orgulhosos. 
A nossa apresentação foi uma apresentação de comemoração de todo o trabalho que a gente faz e fez para estar aqui! 
Mas, competições são assim mesmo e se nos arriscamos, sabíamos do risco.
Entretanto, não estou triste, pelo contrário. 
Afinal, somos paraenses, que são campeões NACIONAIS e que viajaram 30 horas de avião mais 4 horas de espera, para chegar do outro lado do mundo, literalmente, para representar o nosso país, nosso estado, nossas convicções, na maior COPA DO MUNDO DE PROJETOS UNIVERSITÁRIOS !
Só de saber que fiz uma apresentação mundial; de que falei para juízes árabes, africanos, europeus, muçulmanos, budistas e católicos, estou muito feliz!
São rara as pessoas que tem a oportunidade de fazer o que fizemos hoje a tarde, e isso me enche de felicidade!
Afinal nunca imaginei que um dia, eu iria representar o Brasil do outro lado do mundo, em uma competição mundial. 
Por isso, estou muito feliz de por estar vivendo essa experiência maravilhosa. E mais feliz ainda, pois fizemos o que nos propusemos a fazer: DEMOS O NOSSO MELHOR, NÃO IMPORTA O RESULTADO!
Foi uma mistura de raças, credos, culturas e levamos a nossa cultura paraense. Trouxemos o CARIMBÓ! 
Estou muito feliz com a minha medalha, e guardarei ela para sempre, assim como a experiência vivida aqui. 


Obrigada por todos que torceram para o nosso sucesso!

A página institucional do SIFE-CESUPA também expressou sua frustração:


Quatro de outubro foi o dia em que todos os times se apresentaram em suas respectivas ligas, apresentando dados, relatórios e imagens do trabalho que foi desenvolvido.
Apesar do excelente trabalho desenvolvido pelo Time SIFE CESUPA, considerado o melhor de sua liga até por alunos dos outros times, os juízes não conseguiram identificar que o time tenha efetivamente melhorado a qualidade de vida das pessoas atendidas. Tal posicionamento foi surpresa tanto para os membros quanto para alguns observadores, dos quais, três vieram pessoalmente nos procurar após a divulgação dos resultados para nos comunicar sua incompreensão com a classificação da liga em que o time do CESUPA competiu.
Absorvida a surpresa do resultado, os participantes do time presentes ao evento decidiram que era chegada a hora de comemorarem esse brilhante ciclo de atividades que desenvolveram e de se confraternizarem por esta jornada que os trouxe a um local tão distante e exótico que é a Malásia.
No dia 05 de outubro o time retornará ao evento para assistir as finais do campeonato e para a realização de encontros de alguns de seus membros com importantes executivos do cenário internacional.


O tom dos textos, que denotam uma preocupação em nos dar satisfações acerca do resultado da equipe, fica por conta do elevado nível de cobrança pessoal e que, especificamente em relação a Rafaela, minha ex-aluna, atinge níveis graves. Mas é importante que ela e toda a equipe saibam que, por aqui, não havia cobranças; apenas o orgulho de termos o CESUPA duas vezes campeão nacional na competição do SIFE e, por isso mesmo, duas vezes representante do Brasil no evento que congrega os melhores empreendedores universitários do mundo.
Em suma, uma coisa é objetiva e indesmentível: vocês estão entre os melhores do mundo. Parabéns.
Assistam ao final da competição, aprendam mais um pouco e voltem para casa, que há muitos abraços à espera.

Nenhum comentário: