segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Nobel de Medicina 2011

Esta temporada dos Prémios Nobel, que celebram este ano 110 anos de existência, arranca com a expectativa de que a academia premeie os esforços de paz e democratização da "Primavera árabe".
O Nobel da Medicina é o primeiro a ser anunciado em Estocolmo, a meio da manhã de hoje. Depois, e sucessivamente até à próxima segunda-feira, segue-se o anúncio dos prémios da Física, Química, Literatura, Paz e Economia.
Tal como é costume, são os Prémios da Literatura e Paz os que mais interesse cativam junto da imprensa escandinava, com os principais jornais e televisões a fazerem previsões sobre os laureados deste ano.
Para o prémio da Literatura, os analistas em Estocolmo, julgam que o Nobel deste ano irá quase de certeza para um escritor de um idioma pequeno, e provavelmente não ocidental.
Sobre o Prémio Nobel da Paz, a maioria dos observadores nórdicos acredita num prémio relacionado com as revoluções no norte de África, figurando vários activistas egípcios e tunisinos na lista de favoritos.
Fonte: http://m.tsf.pt/m/newsArticle?contentId=2031854&page=1


Estes são Bruce Beutler (EUA), Jules Hoffman (França) e Ralph Steinman (Canadá), laureados com o Nobel de Medicina deste ano, graças a uma pesquisa sobre o sistema imonológico humano, que pode melhorar o combate a diversas doenças, inclusive o sempre temido câncer.
Acompanho com interesse a divulgação dos prêmios, já que adoro ciência.
A origem da importantíssima premiação foi contada aqui no blog, na postagem "Homens de valor", dois anos atrás.

Nenhum comentário: