terça-feira, 6 de outubro de 2009

Homens de valor

"Todo o meu patrimônio deverá ser tratado da seguinte maneira. O capital será investido pêlos meus executores em títulos seguros e deverá constituir um fundo, a participação onde deverá ser distribuído anualmente em forma de prêmio para aqueles que, durante o precedente ano, deverá ter conferido o grande benefício para a humanidade.A dita participação deverá ser dividida em cinco partes iguais, onde deverá ser aplicado como se segue: uma parte para a pessoa que deverá ter feito a mais importante descoberta ou invenção no campo da física; uma parte para a pessoa que deverá ter feito a mais importante descoberta química ou aperfeiçoamento; uma parte para a pessoa que deverá ter feito a mais importante descoberta no domínio da fisiologia ou medicina; uma parte para a pessoa que deverá ter produzido no campo da literatura o mais impressionante trabalho de uma tendência idealista; e uma parte para a pessoa que deverá ter feito mais ou melhor trabalho para a fraternidade entre as nações, para a abolição ou redução de exércitos permanentes e para conservação e estímulos de congressos de paz.
O prêmio para físicos e químicos deverá ser entregado pela Swedish Academy of Sciences; o de fisiologia ou trabalhos médicos pelo Caroline Institute em Estocolmo; o de literatura pela Academy em Estocolmo; e para os campeões da paz por um comitê de cinco pessoas ainda para ser eleito pela Norwegian Storting. É o meu desejo expresso que quando entregue os prêmios nenhuma consideração deverá ser feita para a nacionalidade dos candidatos, para que o mais qualificado deverá receber o prêmio, seja ele escandinavo ou não."
Paris, novembro 27, 1895
Alfred Bernard Nobel
1833-1896

Todos os anos, são entregues os prêmios Nobel de Química, Física, Medicina, Economia, Literatura e o mais famoso, o da Paz. Estamos na fase de anúncio dos vencedores de 2009. A efetiva premiação ocorrerá no dia 10 de dezembro, aniversário de morte de Nobel. Já conhecemos os três ganhadores do prêmio de Medicina e os três de Física. Aguardo, com especial expectativa, os vencedores nos campos da Literatura e da Paz.

6 comentários:

Anônimo disse...

AMIGO, ESSE TESTAMENTO EMOCINA PELO DESPREENDIMENTO E RECONHECIMENTO DE VALOR QUE O TESTADOR DEU A TODA HUMANIDADE.

Yúdice Andrade disse...

Nobel deixou um legado tão grande que, em mais de 100 anos, não voltou a ser repetido. Nem há indícios de que os magnatas da informática o farão. Mas é um legado honrado pela História e por cada uma das valorosas pessoas que receberam o prêmio, ao longo dessas décadas.
Veja-se, p. ex., o reconhecimento de relevância mundial que se dá ao prêmio. Nobel foi e é um exemplo. A ser imitado, espero.

Liandro Faro disse...

Prezado,
Motivado pelo Testamento ora em comento, fiz uma pesquisa perfunctória sobre a biografia do Nobel, e pude constatar, na verdade, uma grande contradição humana.
Nobel era um grande inventor, vindo a descobrir a dinamite, além disso, como ficou rico, financiou, também, a empresa armamentista do irmão, do pai, etc.
Se envolveu arduamente nesta vida, e fechou-se nela...
Bem, não pretendo falar muito, e nem desmerece-lo, mas este Inventor foi uma contradição, tal como qualquer outro ser humano.

P.S: Dizem que ele só deixou o Testamento, pois uma amiga o influenciou arduamente.

Yúdice Andrade disse...

Caro Liandro, esclareço que meu entusiasmo com Nobel se deve a esse capítulo final de sua vida e não a todo o seu histórico.
Honestamente, eu me pergunto se, no final, a decisão de deixar esse testamento não terá sido uma redenção, uma forma de compensar o mundo por atos que ele mesmo reprovava em si?
Não saberemos. Mas o legado ficou e é importante.

Liandro Faro disse...

Prezado,
Nunca saberemos, mas com certeza ele teve (e tem) méritos pelo que fez.

Ainda bem que compreendemos "a vida além da morte", e isso nos tranquiliza ante os acertos e desacertos que praticamos.

Salve a vida e todos os atos que produzem bons frutos!

Liandro Faro disse...

Yudice,

Obama ganhou o prêmio Nobel da Paz!