segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Tagarela

Essa coisinha mais maravilhosa que você vê na foto, toda se saracoteando em cima do caracol (assustando a avó, que acha que ela cairá), é a minha Júlia, agora com um ano e dois meses.

Estando em férias parciais, tenho passado mais tempo em casa, o que me permite usufruir dela em horários em que habitualmente estou ausente. Isso ocorre, oportunamente, numa fase que considero a melhor que já passamos com ela. Mais crescida, mais consciente, suas habilidades estão bastante desenvolvidas.
Está uma dançarina! Qualquer indício de música e já se requebra toda, satisfeitíssima por saber que ficamos todos empolgados, em volta. Sorri, bate palmas, sabe desfrutar de ser o centro das atenções. Crianças fazem tudo por aprovação. Assim como os adultos.

Conhece as cores de sua toca de bolinhas (amarelas, vermelhas, azuis, verdes, roxas e da cor preferida, laranja), melhorou bastante a manipulação dos brinquedos, adquiridos conforme as trocentas etapas de desenvolvimento. Mas de todas as habilidades que desenvolveu, nada se compara à linguagem. Estou criando uma tagarela! A criatura fala o tempo inteiro! E se esforça por imitar as palavras que lhe dizemos, daí a nossa preocupação em ensiná-la corretamente. Jamais cometemos a sandice de falar tatibitate com ela, nem permitimos que o façam. Assim ela vai aprendendo a sonoridade real de cada vocábulo e parece adorar a nova capacidade de se comunicar verbalmente.

Dia chegará e brevemente em que imploraremos a ela por um minuto de silêncio! Por enquanto, todavia, é uma delícia escutá-la dizendo, limpidamente, "papai, mamãe, neném"!

Aí, Waleiska: assim como tens a seção "Super Dalila", eis aqui a minha seção "Super Júlia".

11 comentários:

Anônimo disse...

É uma delícia qdo nossos filhos são bebês, mas não há fase melhor do que qdo eles ficam adultos. Meus dois melhores amigos são os meus dois filhos. Desde que eles nasceram, minha intenção foi a de criar dois amigos, duas pessoas nas quais eu pudesse confiar plenamente e passar a eles a nítida certeza de que poderia confiar em mim. Para tudo. Deu certo. AMODORO meus filhos. O tamanho da minha admiração por eles é do tamanho do meu amor!!!!

Anônimo disse...

Esqueci de me identificar no meu cometário sobre meus filhos, sou eu. Eu quem? Eu...
Ana Miranda.

Frederico Guerreiro disse...

Hummm... todo bobo.
Mas com uma deliciosa razão: essa fase é maravilhosa. Ame e aproveite o máximo. Se todos os pais amassem seus filhos como você ama sua Júlia e eu a minha Thais e o meu Thiago, o mundo seria muito mais alegre.
Saúde a todos da família.
Abraço

Julyanne Alves disse...

ela é lindaaaa, prof !

Nilson Soares disse...

Parabéns ela é linda.
abs,

NIlson

Rita Helena Ferreira disse...

Oh, Julinha!!! Como você está grande!!!! E linda, e fofa!!!! Bela foto para começar o dia! :)

Essa carinha de felicidade denuncia o grande amor que vem recebendo de sua família!

Felicidades para vcs!

Por outro lado... Que lindo o comentário da Ana Miranda!!! Uma inspiração para mim!!!


Abraços.

Anônimo disse...

Caro Yúdice,

que maravilha. Eu tenho duas, com personalidades distintas, mas não menos divertidas. Parabéns. Que tem filhos sabe que cada um deles é uma experiência única, que deve ser desfrutada como tal.

Roberto Barros.

Yúdice Andrade disse...

Muito obrigado pelo carinho demonstrado, amigos. Sempre digo que a experiência da paternidade é maravilhosa em si mesma, porém no meu caso particular me chamou a atenção a intensidade do carinho demonstrado pelos amigos, reais e virtuais, desde que esta aventura começou. Eu e minha esposa fomos envolvidos pela atenção, pelo respeito e até pela empolgação dos amigos. Com isso, nossa vida ficou melhor, sob vários aspectos. E por isso agradeço também a vocês.

Luciane disse...

Muito linda e esperta. Vc tem razão de estar babando pela super Júlia. Parabéns e td de bom p vocês!!! LU.

Yúdice Andrade disse...

Obrigado, Lu. Saudades de ti.

. disse...

Ah, papai Yúdice, esta é a melhor fase, sem dúvida, e as próximas também serão em seu tempo.
Verás que o tempo passa e essas criaturinhas só conseguem ficar melhor!
Olha, já tô até imaginando as pérolas de Dona Júlia... Pai questionador, prepare-se! Vem bomba por aí!

Tudo de bom pra vcs!!!