quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Árvore adequada

Tomo a liberdade de fazer uma consulta aos leitores do blog. Se alguém souber me responder, agradeço penhoradamente.
Há um ano e oito meses, comprei uma casa, onde me fixei com a família. Em frente a ela, na calçada, vive um fícus, árvore que não é adequada para aquele espaço, porque suas raízes se espalham horizontalmente, tornando-se uma ameaça para edificações próximas. Vizinhos já me vieram prevenir do perigo e estou interessado em resolver o problema, sem abdicar da sombra benfazeja, que por sinal faz a alegria dos vigilantes da rua.
Minha questão é: quais são as espécies de árvores mais adequadas para plantar na calçada de casa, que não cresçam muito, forneçam sombra e não comprometam a segurança das edificações?
Se alguém puder me ajudar com a dúvida, ficaria grato se me informasse, também, onde conseguir uma muda.
Os politicamente corretos fiquem tranquilos: a derrubada da árvore será feita mediante autorização e orientação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pois não sou besta de fazer uma coisa dessas por minha conta e risco.

3 comentários:

Belenâmbulo disse...

Yúdice,
Dê uma olhada nesse folheto.
http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/acervo/meio_ambiente/arquivos/agenda_verde/folheto_arborizacao.pdf

O meu voto vai para a cássia-chuva-de-ouro. É bonita, não exige grandes cuidados, dá uma boa sombra. O porte da árvore e a conformação da copa podem ser controlados através de podas regulares.

Só não sei onde se pode conseguir uma muda.

Abraço

Arthur Laércio Homci disse...

Não faça, mesmo porque o processo de retirada da árvore é bem complexo. Na semana passada uma conhecida, que mora numa passagem da Av. Pedro Alvares Cabral, "inventou" de retirar a árvore em frente a casa dela, por temer que a mesma viesse a baixo, já que estava deteriorada externamente.

Não deu outra: a árvore caiu no meio da rua, quase em cima do carro dela, e as raízes levantaram boa parte da pavimentação da calçada.

O prejuízo foi alto.

Abraços.

Yúdice Andrade disse...

Grande Wagner, que eu me lembre és do ramo, não? Obrigado pela dica. Existem alguns locais aqui próximos que vendem mudas. A própria prefeitura de Belém possui um viveiro de mudas. Sabendo a espécie que desejo, fica mais fácil conseguir.

Pode deixar que não farei nenhuma bobagem, Arthur. Estou fugindo de problemas!