segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Nomes infelizes de automóveis

Uma das indústrias mais cheias de frescura do mundo é a automobilística. Além de ter a obrigação de produzir veículos potentes, confortáveis e bonitos nos últimos anos, a preocupação ambiental entrou na lista de exigências , ainda precisam dar conta de conveniências, preferências, modismos e todo tipo de bobagem que pode transformar um bom projeto num fracasso de vendas. E um fracasso não pode ser admitido, considerando os muitos milhões de dólares que custa desenvolver um único projeto de novo carro.
Um dos detalhes que deve ser ponderado com carinho pelos fabricantes é o nome do automóvel. Afinal, sobretudo em mercados emergentes, em que o preço (ou ao menos a relação custo-benefício) dita as escolhas do consumidor, um nome feio pode não ser decisivo. Mas e um nome constrangedor? Fale a verdade: você compraria um carro chamado Siririca? Ou, para usar termo análogo mais conhecido, Punheta?
Os clientes da Citroën que se renderam ao Picasso tiveram que enfrentar muita chacota, com os manjados comentários do tipo "fulano vive no Picasso", "senta no Picasso". Acho que a minivan só não foi malsucedida porque além de o português ser uma língua falada em uma quantidade menor de países e de o pintor que inspirou o nome ser uma celebridade mundial, os próprios donos gostavam de dizer asneiras como "eu tenho um Picasso", "quer experimentar o meu Picasso?"
Enfim, clicando aqui, você lerá um simpático artigo sobre carros que receberam nomes tristes pelo mundo afora. O maior exemplo é esse bichinho que aparece na imagem, fabricado pela Mazda. Na placa, o nome.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eh...eh...eh... Eu preferiria que falassem (de mim) Lá vai ela sempre sentada no Picasso do que la vai a Laputa...
Bom Dia!!!
Ana Miranda.

Vladimir Koenig disse...

E tem uma montadora chamada Chana (http://www.chanamotors.com.br/). Deveriam ter colocado logo no vernáculo (acho que xana é com x mas não tenho certeza...).
Abraços,
Vlad.

Yúdice Andrade disse...

Com certeza, Ana, é bem melhor.

A xana em que pensaste é com "x", mesmo, Vlad. Realmente, quando essa empresa chinesa prospectou o nosso mercado, esse aspecto foi salientado pela imprensa. Seja como for, a Chana veio para ficar.