terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Vaga preenchida

Terminou, para mim, na noite desta segunda-feira o processo seletivo para escolha do novo monitor de Direito Penal. Como, entretanto, ao longo da semana ainda serão feitas as entrevistas com os candidatos das demais disciplinas, o resultado somente será divulgado na sexta-feira, dia 2. Por conseguinte, não esperem que eu informe ou sequer sugira qualquer nome. Gostaria, porém, de explicar por qual razão considerei esta a melhor seleção de monitoria da qual já participei.

Inicialmente, inscreveram-se 18 candidatos, mas um teve a inscrição desde logo indeferida porque ainda não concluiu Penal IV e dois foram eliminados na fase de análise do histórico escolar. Assim, restaram 15 acadêmicos aptos, número nunca antes alcançado na disciplina. Contudo, aqui vai a minha única reclamação: esse povo todo se inscreve, mas não aparece para fazer a prova. Não consigo entender por que isso acontece.

Deixo, aqui, uma ponderação aos desistentes: quando você se inscreve, dá trabalho aos organizadores, que analisam seu histórico, inserem você nas listagens, levam-no em consideração na hora de alocar os candidatos em sala e na hora de imprimir listas de assinaturas e provas, mas tudo isso acaba sendo em vão. Então se você não está seguro quanto a essa decisão, não se inscreva. Facilita para todos, inclusive para você.

Voltando. Dos 15 candidatos remanescentes, 6 compareceram para fazer a prova. Aqui, outra satisfação para mim: as mulheres não apenas deram as caras (o que não é muito comum em Penal) como foram a maioria: 4.

Recebidas as provas, decidi fazer uma correção inspirada no que me disseram uma vez: a prova de monitoria não se destina a selecionar gênios, e sim a revelar aqueles que estão prontos a crescer conosco. Pus mãos à obra e, como de praxe, corrigi questão por questão e não prova por prova. A primeira questão era a mais importante de todas, na minha opinião, porque contemplava os fundamentos teóricos essenciais da disciplina. Era por meio dela que eu pretendia aferir a compreensão dos fundamentos filosóficos e políticos do Direito Penal, além do senso crítico do aluno. Minha grande alegria foi que, encerrada a correção, todos os concorrentes haviam se saído bem e todos estariam no páreo, basicamente nivelados.

Mesmo que, ao final, as questões de cunho mais prático tenham dividido o grupo ao meio (apenas três foram aprovados), os três outros tiveram desempenhos ao menos razoáveis; ninguém foi reprovado com notas baixíssimas, como aconteceu em outras disciplinas. Ou seja, tive uma procura qualificada.

E hoje, por fim, os três candidatos bem sucedidos na fase da prova escrita específica compareceram para a entrevista. Não posso falar sobre ela, exceto que, quando fiquei sozinho com a Profa. Ana Cláudia, representante da Coordenadoria de Graduação (COGRAD), que promove a seleção, perguntei a ela: "Posso ficar com os três?"

Eu ficaria, mesmo, se pudesse. Cada um deles apresentou qualidades valiosas, que estão muito claras para mim. Mas, infelizmente, como todos sabemos e como já dizia o povo de Highlander, there can be only one. E assim será.

Recebam Adrian, Lucas e Raphaela (os nomes estão em ordem alfabética) um cumprimento reconhecido pelo ótimo desempenho que tiveram em todas as etapas do certame e saibam que causaram uma impressão muito favorável não apenas em mim. Vocês têm muito a oferecer ao nosso curso e espero que todos os três tenham a oportunidade de fazê-lo. Se não agora, adiante. Afinal, vocês ainda têm dois anos de academia pela frente.

Um abraço forte e parabéns.

4 comentários:

Bernardo Pereira disse...

Yúdice,

essa procura grande não aconteceu apenas em penal, como em todas as disciplinas. Em constitucional por exemplo um número gigantesco de alunos se inscreveu. Particularmente, acho que isso se deve ao bom trabalho dos monitores nos anos passados, os quais, bem orientados, conseguiram inspirar novos candidatos. Espero sinceramente que isto continue nos anos que virão. Falo isso porque no início do meu curso não cheguei a ver uma atitude mais engajada dos monitores.

Enfim, considerações feitas, tenho certeza que você escolheu bem.
Abraço,
Bernardo Pereira

Antonio Graim Neto disse...

Fico muito feliz pelo grande sucesso do concurso. Acho que o trabalho dos antigos monitores também contribui para esse resultado, como bem ressaltou o Bernardo Pereira.

Não tenho dúvidas que esse certame foi o melhor. Contar com três grandes concorrentes até o final é algo que não vivenciei, acho que tive sorte, nesse ponto. Tarefa difícil é a de quem teve que decidir entre os candidatos.

Quero dizer aquele que não assumir o cargo de monitor que tome isso como um grande incentivo para continuar com seus objetivos acadêmicos, pois competência sei que tem, alias, fui monitor de todos os candidatos.

Aos felizardos que forem empossados como novos monitores, desejo toda a sorte do mundo e que façam um ótimo trabalho. Sejam sempre atenciosos com os alunos e nunca esqueçam que eles confiam no monitor, então devemos respeitar essa confiança e agir sempre de forma correta e ensinar somente aquilo que temos certeza. Na dúvida, não tenham medo, tenham a humildade de dizer que não sabem, até porque vocês não tem a obrigação de saberem todos os segredos do mundo. Enfim, um bom trabalho a todos.

Ana Miranda disse...

Yúdice, você é mesmo uma gracinha!!!

Acho tão legal a importância que você dá aos seus alunos.

Yúdice Andrade disse...

Fico feliz que esteja sendo assim, Bernardo. Se o diagnóstico estiver correto, todos sairemos ganhando. E deve estar correto, pois percebo esses indicadores de que o nível está subindo.

Tomara que uns e outros sigam exatamente o que dizes, Antônio. Estímulo, de um lado, e de outro dedicação e humildade. É assim que podemos extrair o máximo dessa experiência.

Eles são uma das partes mais importantes de minha vida, Ana.