quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Um "dia jurídico"

Com a condenação de Lindemberg Alves Fernandes a 98 anos de reclusão e a iminente deliberação do Supremo Tribunal Federal sobre a "Lei da Ficha Limpa", esta quinta-feira impulsionou os brasileiros a sintonizar o radinho no universo do Direito.

Em uma das frequências, a parcela da população que se concentra nas mazelas criminais do país (tema de reações contundentes por vezes em um nível irracional) passou quatro dias esperando a condenação certa do sequestrador-homicida, na expectativa de que fosse exemplar, como de fato foi. Vale lembrar que o julgamento durou menos que o sequestro...

Em outra faixa do dial, com a qual o cidadão comum não se preocupa no cotidiano, a mais alta corte judiciária do país está tirando o sono dos ricos e poderosos aboletados na política. A esta altura, falta apenas um voto, o do presidente do tribunal. Até a proclamação do resultado, os ministros ainda podem mudar de opinião, mas isso não acontecerá. A matéria é muito complexa e de impacto extremo sobre a vida do país; logo, as opiniões já estão formadas.

Finalmente, a "Lei da Ficha Limpa" começará a ser aplicada, impondo inelegibilidades ao menos em relação a fatos ocorridos a partir de junho de 2010, época de sua entrada em vigor. Com isso, muitos patifes terão com que se preocupar. Amém.

Maiores detalhes e arbítrios sobre um veredito e outro, numa outra hora.

Nenhum comentário: