quarta-feira, 14 de março de 2012

Gaiola para um Curió

O Ministério Público Federal quer a condenação de Sebastião Curió Rodrigues de Moura, coronel aposentado do Exército, por crimes praticados contra militantes da Guerrilha do Araguaia, nos tempos da ditadura militar. Dizem respeito a pessoas que teriam sido torturadas e cujo paradeiro permanece desconhecido. O controverso militar já admitiu em entrevista ter assassinado (não nestes termos, claro) ao menos 41 pessoas, mas não é por isso que está sendo processado.

Todo processo envolvendo crimes dos tempos da ditadura enseja inevitável repercussão. Não é apenas um processo, não é apenas um crime: tudo se transforma em um símbolo, que passará uma mensagem para os políticos do presente e para os brasileiros do futuro.

Fontes:
PS  Economize o seu tempo e o meu: se você pretende defender a ditadura militar, não escreva nenhum comentário aqui. Passe reto e procure saber se o Jair Bolsonaro tem um blog. Escreva lá.

2 comentários:

Anônimo disse...

Segundo os colegas criminalistas que falaram ao Conjur, que copio do Espaço Aberto, parece que o MPF está abusando muito: http://blogdoespacoaberto.blogspot.com/2012/03/acao-do-mpf-contra-ex-militar-e.html. Não é assim que funciona o direito penal? A polícia e MP abusando dos pobres criminosos? Um dia a conta do garantismo chega, e se chega.

Yúdice Andrade disse...

Vou me candidatar a deputado federal e, se me eleger, farei um projeto de lei proibindo que qualquer pessoa utilize a palavra "garantismo" sem comprovar que já leu o livro do Ferrajoli, na íntegra, ao menos uma vez, ou então ao menos cinco estudos sérios a respeito. Favoráveis ou não, mas sérios.
Já me estufou o cremaster essa chatice de citar garantismo a torto e direito, com a nítida demonstração de que não se sabe do que está falando.
Haja paciência...