sexta-feira, 9 de março de 2012

Wasserstrassenkreuz

Você já passou de barco por uma ponte? Talvez sim. Mas se passou, provavelmente foi por baixo dela, não? Mas que tal passar por cima? Deve ser simplesmente encantador. Dê uma olhada no maior canal navegável do mundo, o Wasserstrassenkreuz*, na Alemanha.


Site oficial, em alemão: http://www.wsv.de/

* Dado o comentário da querida Ana Miranda, a pronúncia pode ser mais simples do que parece. A questão é que o idioma alemão utiliza palavras compostas e por isso elas parecem impronunciáveis. Mas basta pensar nelas a partir de seus elementos constitutivos. No caso:

  • Wasser ("vássar"): água
  • Strassen (pronuncie como está escrito): rua ou via
  • Kreuz ("cróitz"): cruz ou cruzamento
Veja que, no final, essa obra de arte foi batizada simplesmente como cruzamento de ruas líquidas, ou algo assim. Agora a Ana já pode visitar o local.

2 comentários:

Ana Miranda disse...

O dia em que eu conseguir pronunciar o nome do canal, eu passeio na ponte, que tal???

Eh...eh...eh...

Arleisson P. Furo disse...

Segundo me lembro, existe uma ponte que segue o mesmo princípio na Inglaterra, uma ponte de um canal navegável, porém móvel, feita no Sec. XIX se não me engano. Acho que vi na NatGeo, mas nada tão impressionante quanto a alemã.