terça-feira, 6 de novembro de 2012

Economizando combustível

Vi matéria sobre o assunto, li e decidi compartilhar, já que interessa a todos. Trata-se da velha questão sobre o uso de ar condicionado e consumo de combustível.
Estudos comprovam que é mais econômico circular com os vidros abertos em baixas velocidades. Todavia, em velocidades elevadas, é melhor fechar os vidros e ligar o ar condicionado, pois a resistência do ar aumenta exponencialmente. A dica é considerar a velocidade de 64 Km/h como parâmetro para mudar o modo de condução.
Saiba mais aqui.

6 comentários:

Anônimo disse...

O problema é o local em que vc dirige. Em Belém, por exemplo, é um risco dirigir com os vidros baixos. A probabilidade de assaltos e sequestros é maior

Cléoson Barreto disse...

Excelente dica! Dicas de economia sempre são bem-vindas. Agora, trazendo pra nossa realidade: em Belém é difícil você andar a 64Km/h ou mais para andar de ar-condicionado ligado, conforme recomendaram os especialistas. Com esse nosso trânsito, normalmente andamos a no máximo 50Km/h, sendo generoso. E andar em Belém, entre 10 da manhã e 5 da tarde sem ar-condicionado é auto-flagelação! :-)
Em suma, até economizar combustível em Belém é complicado... :-)
Um abraço!

Anônimo disse...

Essa pesquisa não deve ter sido feita no trânsito e clima de Belém. Of course...

Fred

Yúdice Andrade disse...

Meus amigos, vocês têm razão. Embora a matéria somente se relacionasse ao aspecto técnico, nós não vivemos na técnica, e sim na realidade. Realmente, conto nos dedos as ocasiões em que ando com os vidros abertos, por vários motivos, inclusive mera conveniência.
Recordo-me da surpresa que minha filha esboçou no dia em que circulei com o vidro traseiro aberto, pela primeira vez. Ela achou estranho, não gostou e só tempos depois pediu que eu abrisse a janela, para ela sentir o "ventinho".
O resultado de tudo isso é que não fazemos economia, mesmo. Para piorar, nossa gasolina é ruim, mais cara (por causa da tributação superior a de outros Estados) e, ainda por cima, corremos o risco de desabastecimento.

Anônimo disse...

Economia mesmo é deixar o carro em casa e ir para o trabalho a pé.

Economiza combustível, é bom pra saúde, e alivia o trânsito.

Yúdice Andrade disse...

É verdade, das 13h01. Eu também gosto muito de bicicleta. Infelizmente, não dá para conciliar esse meio de transporte com terno completo, nas condições de trânsito e clima de nossa cidade.