segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Tráfico de pessoas: 241 rotas no Brasil

É um assombro, mas a Organização das Nações Unidas relacionou nada menos do que 241 rotas de tráfico de pessoas no Brasil, sendo 110 de âmbito interno e 131 de tráfico internacional. A maior parte delas (76), sem surpresa, ficam na Região Norte. Em segundo lugar, de modo igualmente previsível, fica o Nordeste (69). As duas regiões mais pobres do país somam, portanto, mais da metade do total. Pobreza e tráfico: uma relação óbvia.
A única pesquisa de âmbito nacional realizado sobre o tema é a Pesquisa sobre Tráfico de Mulheres, Crianças e Adolescentes para Fins de Exploração Sexual (PRESTAF), realizada em 2002. De lá para cá, nenhuma outra iniciativa do gênero foi realizada no país, a despeito de várias medidas internas, tais como comissões parlamentares de inquérito. Mas é no mínimo absurdo que um país fornecedor de escravas precise de informações da ONU para se conhecer, ainda que os estudos ocorram em parceria. Deveria, isto sim, possuir uma estrutura real e efetiva de enfrentamento funcionando 24 horas por dia.
O Ministério da Justiça mantém uma página específica sobre o tema. Lá, podem-se encontrar outras informações relevantes. Muito já se avançou, mas ainda estamos incipientes demais nessa área. Basta ver o baixo índice de condenações criminais.
A novela Salve Jorge trata do assunto. Tenho cá as minhas dúvidas de que uma novela global, exibida em horário com crianças na sala, possa discutir o tema com a seriedade que ele pede. Mas se ao menos chamar a atenção das pessoas, já terá servido para alguma coisa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Yúdice, assiste ao filme "Tráfico Humano", que a coisa vai bem mais além.
No mais, saudade e forte abraço.
Fred

Yúdice Andrade disse...

Já vi, meu amigo. Algumas pessoas me sugeriram, tu inclusive. Assisti, engasgado, e até passei a utilizar como material de suporte às minhas aulas sobre o tema.