sábado, 23 de março de 2013

1ª leva de novos advogados de 2013

Depois que a OAB, infelizmente, autorizou a garotada do nono período letivo a fazer o exame de Ordem (o que os desvia das obrigações do último ano do curso, particularmente da monografia), muitos dos alunos que acabaram de se formar fizeram a prova no ano passado e passaram. O índice de aprovação foi realmente elevado, o que nos deixou muito felizes. Isto pode explicar, ao menos em parte, por que a lista de hoje está um pouco esmirradinha.

Meus abraços, então, aos nossos valorosos ex-alunos que, alguns em breve, alguns só no próximo ano, quando colarem grau, tornar-se-ão advogados:

André Luis Marques Ferraz
Carime Miranda Abdon
Elaine Freitas Fernandes Ferreira
Felipe Prata Mendes
Fernando Rocha Palácios
Jean dos Passos Lima
Luã Nunes Martins
Lucas Figueiredo Lima
Marco Aurélio Fidelis Rêgo
Maria do Carmo Melo Braga
Morgana Amin da Rocha
Polyana do Socorro Silva Macêdo Espínola
Rodrigo Costa Lobato
Saulo Esteves Soares
Thiago Pereira de Carvalho
Túlio Trindade Acatauassú de Oliva

Sucesso e vamos adiante, que não acabou nada: a vida está só começando!

(Atualizado pela OAB após fase recursal, em 5.4.2013)

4 comentários:

Anônimo disse...

Aos novos colegas, sugiro o filme "Mar adentro" (Oscar de melhor filme estrangeiro em 2004), para ver como é que funciona a advocacia neste País. A história foi lá na Espanha, mas aqui é igualzinho. Tem um trecho, o do tribunal, que se pode constatar o quanto os juízes podem ser covardes na letra fria da lei. Nessas e em outras situações é o que vão encontrar por aqui.
No mais, boa sorte a todos. Vocês são privilegiados na memória, que nada tem a ver com competência ou habilidade. Mas parabéns. Vão entender isso quando começarem a atuar. Passar no Exame é só um começo, tem muito ainda pela frente. E tenham paciência. Vivam muito. E cuidado: o direito ensinado na academia é uma ilusão.

Yúdice Andrade disse...

Válidas as recomendações, das 19h26. Mas me permita um adendo: como professor, tento ser o mais crítico e realista que posso. Por óbvio e inevitável, ensino a dogmática penal, mas com todo um pano de fundo que me leva a dizer, ainda que com alguma ousadia, que a minha sala de aula não é ilusória. Esse é o meu discurso na primeira aula de Penal I e assim prossigo até o final de Penal IV.
Espero conseguir, em alguma medida.

Elaine Fernandes disse...

É verdade nobre professor Yúdice, suas aulas são retratos da realidade! Excelentes aulas por sinal. Obrigada pelos votos, porque a vida está apenas começando...

Yúdice Andrade disse...

Não sei se são "retratos da realidade", Elaine, mas tento pegar a realidade e levar para dentro da sala, mostrando o que tem sido exibido nos noticiários, o que tem sido discutido nos tribunais e, agora, aquilo que se debate até mesmo nas redes sociais, porque é onde se encontra o cidadão comum falando o que lhe vem à mente, o mais das vezes sem nenhuma criticidade.
Agradeço as tuas palavras motivadoras. E sucesso te desejo, de novo!