segunda-feira, 25 de março de 2013

Novos acessos para Belém

Se há uma coisa com que todos estamos de acordo - todos mesmo, até quem não conhece Belém - é que a capital de um Estado não pode ser acessível por uma única via rodoviária, ainda mais quando apresente notórios e gravíssimos problemas de circulação. Quem conhece a cidade tem repetido isso à exaustão há muitos anos. O fato é que, segundo tem sido noticiado, parece que finalmente o problema será enfrentado.

O governo do Estado e sua filial - a prefeitura de Belém da atual gestão - têm alardeado duas obras que, se realizadas, realmente farão toda a diferença na vida de quem precisa entrar e sair desta cidade, mormente quem vive ou trabalha na região metropolitana. Uma delas é o prolongamento da Av. Independência (que oficialmente não possui mais este nome), para cujas obras a ordem de serviço foi assinada pelo governador em exercício no último sábado. Serão mais 9,5 Km em duas pistas com duas faixas de rolagem cada, além de duas pontes sobre o Rio Maguari e de dois elevados, para acesso à rodovia BR-316. A previsão de entrega do novo logradouro é de 15 meses, ou seja, em junho de 2014.

A outra obra é o prolongamento da Av. João Paulo II, cujos procedimentos licitatórios já foram iniciados. A expectativa do governo é de que as obras em si comecem ainda em maio. Serão mais 4,7 Km em duas pistas de três faixas de rolagem cada, além de ciclovia e calçadas, concebida para servir de proteção ao Parque Ambiental do Utinga, que hoje sofre a pressão de moradias irregulares em seu entorno imediato. Completa a obra uma série de melhoramentos nas ruas transversais.

As duas novas vias se somarão ao corredor destinado ao BRT, ao longo da BR-316. Tudo junto, deve oferecer o retorno da dignidade de se viver nesta parte do Estado, que é o que todos ansiamos ardorosamente. Mas vamos conter a ansiedade, porque por aqui ninguém sabe se grandes obras realmente sairão do papel. E mesmo que saiam, isso é coisa para 2016, lá pelo final. Então cada um que pegue o seu banquinho e cultive a paciência.

Nenhum comentário: