terça-feira, 17 de junho de 2014

Com a cabeça, não com os pés

Como é de se imaginar, não perco o meu tempo com a tal de copa do mundo, mas chega o fim do dia e ligo a TV no noticiário, então obviamente sou submetido a uma torrente de informações sobre a única coisa importante que está acontecendo no universo inteiro, inclusive demais dimensões.

Foi assim que vi imagens do jogo no qual a seleção alemã (que conta com minha preferência) botou de quatro, literalmente, a portuguesa, que teria como trunfo o tal de melhor jogador do mundo na atualidade (eu achava que era o Messi), Cristiano Ronaldo ou, para os íntimos, CR7.

Vendo as imagens, chamou-me imediatamente a atenção o cabelo do jogador metrossexual. Muitíssimo bem cortado, com um traçado sinuoso e suíça fininha, encimado por um topetinho estiloso. Além do mais, a pele parecia estranhamente plastificada, como se ele estivesse com maquiagem, o que provavelmente era verdade. A TV digital, hoje em dia, revela muito mais nitidamente as pessoas, então acho que era pozinho na cútis, mesmo.

Ri e pensei que o futebol destes tempos é isso, mesmo: muito estilo no cabelo, muita preocupação com as unhas, com a aparência perante as câmeras, muita elaboração nas coreografias (o que rendeu uma ótima ironia em vídeo do canal Porta dos Fundos, há três dias), foco excessivo nos milhões que se ganha para não fazer merda nenhuma e... pouco interesse pelo futebol em si. Foi-se o tempo dos jogadores apaixonados pelo futebol. Agora eles são apaixonados, sim, mas pela grana. E a indústria em torno deles se beneficia disso muito bem. E o grande público, eterna massa de manobra bovinamente obediente, vai atrás.

Resulta daí que, tanto quanto posso me interessar por algo relacionado a futebol, adorei saber que a seleção alemã venceu o jogo e de forma tão acachapante. Porém, apreciei mais ainda ver o gostosão português com Gesicht von Hintern, vendo sua equipe ser demolida por um adversário sem belezuras, mas com o futebol em dia.

2 comentários:

Edyr Augusto Proença disse...

Amigo Yúdice, concordo inteiramente com vc em relação ao CR. Há apenas um detalhe importante: ele é um excelente jogador de futebol. Joga voltado para o gol. Nada de firulas. Chuta com as duas, dribla, cabeceia, passa e finaliza como ninguém. Na sua profissão ele é excelente. Como figura midiática, não suporto.

Yúdice Andrade disse...

Você trouxe a parte da informação que me falta, Edyr, já que não vejo e não leio nada sobre futebol. Bom saber que ele, ao menos, merece um pouco da fama e fortuna que possui. Abraço.