sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Interesses e prioridades

Todos os anos, acompanho com vivo interesse a divulgação dos vencedores do Prêmio Nobel, que está acontecendo ao longo desta semana. E hoje tomei conhecimento de que o Nobel da Paz teve dois laureados, a paquistanesa Malala Yousafzay (17), ativista dos direitos femininos contra o talibã, e o indiano Kailash Satyarthi (50), que combate o trabalho escravo infantil e luta pelo acesso à educação das crianças.

Escolhas maravilhosas, o Comitê Norueguês do Nobel está de parabéns pela sensibilidade acerca desses flagelos mundiais, que soam inacreditáveis para o século XXI, mas que continuam sendo uma absurda realidade.

Aproveitando o ensejo, eu não poderia deixar de mencionar que, no Brasil, país de democracia ainda incipiente, o trabalho em condições análogas à escravidão prossegue em ritmo acelerado, pois a despeito dos esforços realizados pelos órgãos competentes, de um lado cresce a exploração urbana e, de outro, o Congresso Nacional se mantém comprometido com a violação dos direitos humanos, na medida em que assegura a hegemonia da odiosa bancada ruralista, que luta com todas as forças para o aprimoramento da legislação nessa área. Este assunto é recorrente aqui no blog.

Então eu também não poderia omitir que um certo candidato se recusou a assinar documento que pede o compromisso em que, em eventual governo futuro, o combate a essa chaga seja prioridade. Trata-se de uma carta-compromisso formulada pela Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (CONATRAE), vinculada à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que conta ainda com o apoio da Comissão Pastoral da Terra e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG).

Para não me acusarem de nada, não direi o nome do aludido candidato. Darei apenas uma dica: o sujeito, em campanhas anteriores, recebeu dinheiro de pessoas cujo nome aparece na "lista suja" do Ministério do Trabalho. Lista essa, por sinal, que os ruralistas querem eliminar.

Questão de compromisso, por certo.

Fontes:

  • http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/10/malala-vence-nobel-da-paz.html
  • http://www.redebrasilatual.com.br/eleicoes-2014/trabalho-escravo-7226.html
  • http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/memoria/doador-de-aecio-na-lista-suja-do-trabalho-escravo/

Nenhum comentário: