quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Professores

Há alguns dias, tomei conhecimento de que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançou o concurso "Selfie com seu professor". O objetivo era publicar tanto a foto quanto uma ideia para valorizar a carreira docente.

Uma excelente iniciativa, que fala a linguagem dos jovens (hoje em dia, fazer selfies parece ser o maior compromisso da vida de muitos), para intervir em um área vital, mas que costuma contar com o interesse e a acolhida somente de quem faz parte do meio.

Desconheço se a UNESCO conseguiu mobilizar o público. Via Facebook, não vi nem soube de uma só pessoa que estivesse participando do concurso. Ou que, mesmo sem participar dele, tivesse entrado no espírito e tirado a foto. Mas o dia dos professores e, como em todos os anos, não poderia negligenciar a minha querida classe.

Deixo aqui o meu abraço caloroso para todos os profissionais da educação, de todas as áreas e de todos os níveis. Tenho grande respeito e admiração por quem abraça essa carreira, pelo simples fato de a ter escolhido. Faz toda a diferença: para a sociedade, de um modo que em geral não podemos aquilatar; e para nós mesmos, com certeza. Mas isto, em particular, é algo que acalentamos no coração. Cada um tem a sua própria experiência. Espero que a sua seja feliz.

Nenhum comentário: