terça-feira, 10 de março de 2015

Quem disse isso?

Como este blog está às moscas, nada mais natural que há muito tempo (na verdade, desde 13 de abril de 2013) não haja uma postagem na linha teste seus conhecimentos. Pois hoje me deu vontade de produzir isso, embalado por estes tempos agitados no país e, particularmente, pelos compromissos que me têm mobilizado de modo mais imediato.

O teste que lhes proponho é este: Quem escreveu o texto que segue abaixo?

"Sobre os maus governos, esta igualdade é exclusivamente aparente e ilusória; só serve para manter o pobre em sua miséria e o rico em sua usurpação. De fato, as leis são sempre úteis para os que possuem algo e prejudiciais aos que nada têm. Donde se segue que o estado social não é vantajoso para os homens senão quando já possuem algo e nenhum deles tem em demasia."

A única dica que lhes dou, por ora, é que o autor deste excerto é mundialmente famoso. Se alguém quiser responder, faça-o aqui mesmo pelo blog. Adiante, posso fornecer outras dicas até descobrirmos quem é esse provocador.

3 comentários:

Anônimo disse...

Rousseau

kenneth

Yúdice Andrade disse...

Deveras, Kenneth, foi Rousseau, em "Do contrato social". Autores imortais permanecem sempre atuais, não é?

Anônimo disse...

Verdade. Dúvido que as Brunas Surfistinhas sejam lembradas em 2020.

Na música, a mesma coisa. Mas nem vou fazer referência a nomes, em respeito a um casal que mora ali nas proximidades da SUDAM.

Kenneth