segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Usuários do Facebook levando a pior nos tribunais

Neste link, você poderá conhecer melhor a história do americano que precisa publicar diariamente, por 30 dias, um pedido de desculpas a sua ex-mulher, sob pena de prisão por 60 dias e multa. Esta foi a decisão do "juiz de relações domésticas" que julgou o caso e acolheu a pretensão da mulher, segundo a qual  preste muita atenção nesta tese!  escrever um comentário ofensivo no Facebook, ainda que fazendo referência meramente indireta à ex-esposa, constitui violação à restrição já imposta pelo juiz (equivalente ao que chamamos, aqui no Brasil, de medida protetiva, nos termos da "Lei Maria da Penha"), no sentido de não causar "abuso físico e/ou mental, molestamento, aborrecimento ou dano físico".

Como a notícia não revela maiores detalhes sobre o caso, não temos como saber se a mulher afastou ou não o filho de seu pai, o que seria uma covardia sem tamanho  mas é um dos mecanismos mais comuns de vingança que o sexo feminino gosta de usar após relacionamentos mal sucedidos. A questão é que o raio de ação do homem está ficando cada vez menor, pelo visto. Afinal, quer-me parecer que ele apenas desabafou, que é o que vemos o tempo todo naquela rede social. Seria o caso de perguntar: e se ao invés de postar no Facebook, ele se queixasse para os amigos numa mesa de bar, como citado na matéria? Se a ex tomasse conhecimento, não poderia sentir-se molestada, também? Não acabaríamos no mesmo resultado?

A segunda notícia fala sobre uma condenação aplicada no Zimbábue. Por uma fotografia clandestina e uma legenda de "prostituta" publicadas no mesmo Facebook, um moleque de 17 anos foi condenado a receber chibatadas. Rejeito a pena corporal, mas olha que ele procurou...

2 comentários:

Anônimo disse...

Quem dera estivesse levando a pior na blogosfera também. Se quiser, pode rejeitar o comentário, mas fica para o seu conhecimento e, caso seja seu interesse, de divulgação desse blog fascista de um advogado de Belém, que, recentemente, ainda foi entrevistado pelo ESTADÃO!!! http://cavaleiroconde.blogspot.com/

Yúdice Andrade disse...

Dei uma olhada no endereço que você me recomendou, das 15h23. Não chega a ser pesado como as páginas de "supremacia branca" que tive o desprazer de ler, mas também é desconfortável. Um desconfortável meio bobo, coisa de quem adotou para si uma postura quixotesca raivosa. Está em cima de um jegue atacando velhos moinhos, destilando ódio contra muitos e reproduzindo uma mentalidade triste, porém disseminada.
São textos bem escritos na forma, que revelam um autor preparado, mas que infelizmente usa os seus talentos para o mal. Contudo, isso é tão frequente!
Surpreendeu-me apenas perceber que o blog existe desde 2006. Fiquei feliz de ter passado tanto tempo ignorando sua existência. Pelas características e por um nome que vi por lá, pode ser que eu conheça o autor. Se for quem penso, foi o responsável pelo primeiro conflito, aqui no meu blog. Mas na época ele preferiu ser inteligente e deixou de me ler, já que não concordava comigo. Melhor assim.
Seja como for, daqui a algumas horas já terei esquecido essa pérola da Internet.