quinta-feira, 5 de julho de 2012

Reflexões tipicamente julinas

A Lituânia, juntamente com a Letônia e a Estônia, é uma das três Repúblicas Bálticas. Foi a primeira das repúblicas soviéticas a proclamar a sua independência da antiga União Soviética em 11.3.1990. Foi admitida como membro da Organização das Nações Unidas em 17.9.1991. Com área superior a 65 mil Km2 e população em torno de 3,5 de habitantes, possui um índice de desenvolvimento humano (IDH) elevado, o 4º maior índice de alfabetização do mundo (99,7%). Atualmente, o país se desenvolve, mas apresenta uma larga fatia de sua população em uma situação de intensa pobreza.
Foi nesse país que a Justiça do Trabalho tomou uma decisão inusitada: rejeitou a pretensão dos trabalhadores de uma cervejaria da capital do país, Vilnius, por melhores condições de trabalho e maiores salários. O fundamento? O produto é essencial para o país, equiparando-se a suprimentos médicos e água potável! Cerveja, tá?
Tudo bem que a Lituânia depende profundamente do comércio com o Ocidente, mas deve ter juiz exagerando na dose naquele país.

Curiosidade relatada na revista Mundo Estranho n. 125, de junho/2012, p. 74.

Nenhum comentário: