sábado, 9 de março de 2013

Mais uma competição de direitos humanos. Mais uma vitória.

[Texto atualizado em 10.3.2013]

Acabei de encontrar a notícia no mural da Rafaela Neves, no Facebook:


A Clínica de Direitos Humanos foi criada e, no espaço de meses, já obteve uma vitória na competição nacional. No ano seguinte, bicampeonato. Agora, mais uma conquista, de nível internacional. Não nos cansamos de admirar essa equipe maravilhosa, até porque, meus amigos, não são as mesmas pessoas: os alunos vão-se formando e são sucedidos por novas gerações, igualmente compromissadas, inteligentes e talentosas. Os primeiros alunos eram ótimos, os do meio eram ótimos, os atuais são ótimos.

Diploma outorgado à equipe vencedora
(foto do perfil de Adrian Silva, no Facebook)

Resulta daí que a nossa Clínica de Direitos Humanos tem provado sucessivas vezes que é um trabalho sério e permanente. Os que saem, deixam para seus sucessores organização, conhecimentos adquiridos, experiência, savoir faire. Os que chegam, honram esse legado trabalhando à altura. Perdoem a empolgação, mas isso realmente me emociona.

E como se não bastasse a equipe ter vencido a competição, nosso aluno Elden Borges de Souza ainda foi eleito o melhor orador dentre os participantes. E como fui professor dele, posso assegurar que ele é realmente um grande orador, daqueles que se agigantam quando falam. Isso me faz lembrar que, no primeiro ano, a querida Laila Daou também levou prêmio semelhante. Ou seja, esses meninos são bons no varejo e no atacado!

Diploma outorgado ao Elden, obtido de seu perfil no Facebook.

Aqui está o link para outra postagem que, por sua vez, contém um histórico de postagens sobre a CDH-CESUPA. Se você chegou ao blog hoje, lendo esses textos terá uma ideia do muito que essa garotada do Norte tem realizado.

E me desculpem, mas eu preciso dizer uma coisa mais. Existem instituições de ensino muito sérias na cidade. E todas elas precisam se preocupar com a cada vez mais voraz onda de cursinhos caça-níqueis, espalhados por todo o país e que insistem em fincar raízes por estas bandas, e que com discursos de mensalidades baixíssimas e de mercado-mercado-mercado são pouco mais do que mercadinhos de serviços educacionais, bancas de feira onde se compram diplomas, sem nenhuma preocupação com qualidade acadêmica e muito menos com o aprimoramento da sociedade, sequer da ciência.

O CESUPA tem demonstrado que quer ser uma instituição de ensino maiúscula, como nos lembrou no ano passado o nosso reitor, na aula inaugural do mestrado. Aqueles inclinados a cair no discurso fácil dos empresários da educação que pensem bem na diferença entre um curso acadêmico e uma atividade econômica como qualquer outra. Para os que pensam assim, uma conquista como a nossa, de hoje, nunca acontecerá. Mas o mais triste, mesmo, é que ela não significa nada para eles.

Parabéns aos que estão trabalhando por cursos, não apenas de direito, mas de todas as áreas, comprometidos com a evolução do conhecimento, do ser humano e da sociedade.

3 comentários:

Juliana Coelho disse...

Querido professor, muito obrigada pelo seu incentivo de sempre! É um verdadeiro reconhecimento da nossa dedicação à Clínica!

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa e as consequentes conquitas!

Yúdice Andrade disse...

É uma dedicação real e frutuosa, Juliana. Espero te ver, mais à frente, participando de uma dessas competições.

Agradeço em nome da equipe, das 22h37. Esses garotos fazem por merecer.