sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Sessão de psicanálise III - A segunda temporada

[Alerta de spoiler! Um pequeno spoiler, que não revela o mais importante. Mas, se ler o texto na íntegra, não reclame depois.]

Órfão irresignado de Sessão de terapia, um dos melhores produtos de televisão brasileira, cujo encerramento prematuro, baseado sobretudo em custos de produção, deixou-me uma revolta sem cura, esta semana retornei ao seriado Psi, da HBO Brasil, como forma de tentar aplacar a minha síndrome de abstinência. As postagens abaixo mostram que Carlo Antonini nunca me estimulou tanto quanto Theo Ceccato, a começar pelo fato de que não acredito em psicanálise, mas a segunda temporada da série, ao menos a julgar pelo primeiro episódio, demonstra amadurecimento.

Quando a trama de Psi recomeça, um ano se passou desde os eventos da primeira temporada. O atormentado protagonista realmente se permitiu um ano quase sabático na Itália, junto a suas raízes, e provavelmente a experiência lhe fez bem. Digo isso porque ele se apresenta como um homem bem mais sensato agora, quando ao invés das irresponsabilidades do primeiro ano, ressurge como diretor clínico de um abrigo para mulheres vítimas de violência. Aliás, um senhor abrigo, com infraestrutura para colocar no chinelo muita clínica particular por aí. Inverossimilhanças de TV.

E este primeiro episódio abordou, justamente, o tema da violência contra a mulher, que está na ordem do dia. Nele, vemos a estória de Cecília, uma esposa que afirma vir sendo agredida moralmente há algum tempo, mas que chega ao estágio da surra violenta, a ponto de recorrer a ajuda médica. Mesmo assim, ela insiste em não promover medidas legais contra o pai de sua filha.

Pelo que entendi, o objetivo do roteiro era enfatizar a extrema resistência que muitas mulheres têm de responsabilizar seus companheiros, pelos mais diversos motivos. No caso de Cecília, o motivo alegado era a filha: o que ela pensará de mim se souber que mandei seu pai para a cadeia? A certa altura, Carlo fornece uma leitura psicanalítica para esse comportamento: Cecília acha que o marido bate nela porque se importa e isso seria uma expressão de amor, então ela não consegue desvencilhar-se dele. O rumo que os acontecimentos tomam, quando ela, já divorciada, vai atrás do ex, parece ratificar essa interpretação.

Na subtrama, vemos a filha do mantenedor do abrigo conversando com Carlo. Um ano antes, ela foi agredida pelo marido, que lhe arrancou um olho. Ela fala disso aparentemente sem mágoa. "Ele arrancou meu olho. Foi para a cadeia." Pronto. Parece que tudo está resolvido. Suas demonstrações de raiva recaem sobre a época em que eles ainda eram casados e se agrediam mutuamente. O ex-marido era um perdedor que nem se interessava sexualmente por ela, que o humilhava publicamente. Relacionamentos são assim, ela acredita. Então tá.

O fato é que o episódio "O abrigo" foi realmente muito bom. Gostei de sua condução, assim como da linguagem empregada. O aborrecido didatismo da série continua lá. A palestra inicial, a conversa com a jornalista e depois com um policial são os recursos encontrados para fornecer as explicações "técnicas", mastigadas, que o telespectador não descobriria sozinho. Mesmo assim, parece uma saída cênica menos forçada que as anteriores.

Destaco, quanto à linguagem, duas cenas. A primeira, logo no começo, expõe em off os gritos de Cecília sendo espancada. Enquanto isso, a câmera vaga lentamente pelos apartamentos em volta e vemos um casal reagindo àqueles sons, que eles sabem o que são, mas mesmo assim nada fazem. Eles parecem constrangidos em conhecer aquele segredo que não pode vir à tona. Uma cena brevíssima, mas eficiente em mostrar o silêncio cúmplice daqueles que conhecem casos de violência doméstica.

A segunda cena corresponde à imagem acima. Nela, vemos Cecília tomando café com o marido, após a surra (e após ter procurado ajuda, contando o ocorrido para estranhos). Como ficar indiferente? Como negar os sentimentos agudos em volta? O marido ensaia uma nova agressão e a mulher, apavorada, recua. Farelo de bolo se espalha. Ela se levanta, pega um pano e limpa o marido. Ele ri do farelo preso no cabelo comprido dela e ajuda a tirar. Ela descasca uma maçã e lhe serve. Ele come a fruta com uma raiva crescente e então explode: a segunda surra acontece. A maquiagem feita na atriz ficou muito convincente.

Enfim, os meandros da mente humana merecem muita atenção. Por isso, vale a pena ver Psi. Espero que os próximos episódios mantenham a qualidade.

Antecedentes no blog:

Postagem após ver um episódio: http://yudicerandol.blogspot.com.br/2014/04/sessao-de-psicanalise.html

Postagem após ver toda a primeira temporada: http://yudicerandol.blogspot.com.br/2014/06/sessao-de-psicanalise-ii-depois-do-fim.html

Nenhum comentário: